Louletanos já têm acesso aos 9 talhões das Hortas Urbanas das Bicas Velhas

Utilizadores têm agora a oportunidade de cultivar esse pedaço de terra

Os 9 talhões das Hortas Urbanas das Bicas Velhas, em Loulé, foram entregues aos novos utilizadores no passado dia 28 de Julho, Dia Nacional da Conservação da Natureza.

A partir de agora, estes utilizadores terão a oportunidade de cultivar esse pedaço de terra e dele retirarem alguns produtos hortofrutícolas para consumo próprio.

Em nota, a autarquia louletana recorda que «a utilização das hortas requer o cumprimento das regras estabelecidas, o uso correto dos recursos disponibilizados e uma convivência sã entre os utilizadores». Por outro lado, a agricultura biológica constitui um elemento obrigatório.

«As Hortas Urbanas do Município de Loulé foram criadas com o objetivo de proporcionar aos cidadãos do concelho, em especial à população em situação mais vulnerável em termos socioeconómicos, a possibilidade de cultivarem os seus produtos agrícolas, e assim poderem usufruir de produtos frescos, produzidos por si e pelo seu agregado familiar», continua o Município de Loulé, que considera que, a nível global, «é importante arranjar cada vez mais formas de contribuir para o reforço da produção de produtos alimentares».

As Hortas de Loulé ocupam, de acordo com a autarquia, um espaço público que se encontrava disponível, «contribuindo a sua utilização para a recuperação do local e equilíbrio da paisagem citadina, bem como para a utilização de um recurso valioso que era desaproveitado, a água das Bicas Velhas (ribeiro localizado junto ao terreno)».

Deste modo, o Município de Loulé acredita que com a criação destas Hortas, «devolveu-se à comunidade um espaço comunitário que funciona como um elo de convivência social entre gerações e proporciona benefícios económicos e de saúde, especialmente no que concerne a uma alimentação saudável, favorecendo o contacto com a natureza enquanto forma de evitar o sedentarismo».

 



Comentários

pub