Há um novo barco com mais lugares para levar as pessoas para a Culatra e Farol

Barco Sol da Ria tem capacidade para 230 pessoas e faz a ligação entre Faro e as ilhas do Farol e da Culatra

A empresa Sol da Ria, que garante o transporte de passageiros de Faro e Olhão para as ilhas da Ria Formosa, acaba de adquirir uma nova embarcação, com maior capacidade, para as ligações de Faro para o Farol e a Culatra. 

O novo barco, com capacidade para 230 pessoas, juntou-se, há cerca de uma semana, aos dois que já faziam esta travessia: um com capacidade para 100 passageiros e o outro para 120.

«Neste momento, apenas estamos a utilizar o barco novo que, sozinho, leva tantas pessoas como os outros dois», explicou ao Sul Informação Francisco Guerreiro, um dos responsáveis pela empresa Sol da Ria.

Esta embarcação permite «não só trazer mais pessoas» como «fazer menos viagens», acrescentou.

«Do lado de Faro, as condições de navegação não são tão favoráveis para os barcos circularem, como em Olhão. Por isso é que, em Faro, também as idas e voltas são mais controladas», reforça este responsável.

Desta forma, para que seja possível controlar a lotação dos barcos nos regressos, as pessoas devem, no ato de compra dos bilhetes, indicar a que horas pretendem voltar.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

«A ideia é organizar os horários, para que, depois, as pessoas não decidam regressar todas à mesma hora e o barco tenho de circular muitas mais vezes», diz Francisco Guerreiro, explicando que essa regra não se aplica em Olhão porque os barcos têm mais lugares e mais horários.

Questionado pelo Sul Informação sobre se haverá, em breve, possibilidade de alargar os horários deste trajeto, Carlos Baia, vereador da Câmara de Faro, explicou que, para já «esta embarcação, com mais capacidade, está a funcionar em período experimental» e que esse alargamento, a ser possível, só acontecerá depois do lançamento de novo concurso de concessão destas carreiras fluviais.

«Aí, a empresa avaliará se há condições para que a carreira seja rentável com mais horários», disse o vereador, referindo que, até agora, não foi possível alargar os horários «devido ao número de lugares da embarcação anterior e à logística do próprio operador».

 


Em Faro, a empresa Sol da Ria faz o transporte de passageiros para as ilhas do Farol e Culatra.
Entre 1 de Junho e 15 de Setembro, as viagens de Faro para o Farol realizam-se às 8h30, 10h35, 12h25, 14h45, 16h45 e 18h45.
Já a viagem contrária pode ser feita às 9h20, 11h20, 13h10, 16h05, 18h00 e 19h30.Para a Culatra, as viagens são bem mais reduzidas.
De Faro, é possível partir às 8h30 e às 14h45 e o regresso dá-se às 9h35 e 15h35.Os bilhetes de ida e volta custam 5 euros para o Farol (viagem de 40 minutos) e 6 euros para a Culatra (viagem de 50 minutos).

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub