Fernando Daniel levou multidão ao novo palco das Festas da Senhora dos Mártires

Procissão teve das maiores participações de que há memória

 

O concerto de Fernando Daniel, que teve lugar no novo palco, na envolvente da Casa do Sal, foi o ponto alto das festas da padroeira de Castro Marim, Nossa Senhora dos Mártires, que decorreram de 12 a 15 de Agosto.

Desse palco, «fez-se também a ponte para o novo posicionamento regional desta festa religiosa, harmonizando-se a tradição numa estratégia cultural integrada com a arte, a gastronomia e o lazer», diz a Câmara de Castro Marim.

Como de costume, as Festas da Senhora dos Mártires acolheram também uma mostra de artesanato, com especial destaque para a participação de artesãos do concelho a trabalhar ao vivo, em representação das tradições, costumes e identidade castromarinense.

O concerto da Banda Musical Castromarinense, no Revelim de Santo António, deu a partida para um fim-de-semana prolongado e de festa.

No dia 12 de agosto, numa organização da Junta de Freguesia castromarinense, toda a plateia se envolveu num concerto muito especial, que surpreendeu com êxitos populares tão conhecidos como o “Baile de Verão” ou a “Bela Portuguesa”.

O dia seguinte foi das ARUTLA, grupo de dança de Altura que é já habitual no cartaz destas Festas. O espetáculo foi também o momento de despedida das meninas que cresceram com o grupo e seguem agora a sua vida adulta na Universidade.

No entanto, ficou a promessa de integrarem, em 2024, nos 25 anos das ARUTLA, grandioso espetáculo, como tributo a todo este percurso.

A véspera de feriado teve em palco os “Adiafa” e fechou com a Festa dos Anos 80 e DJ Dominique, numa alegria contagiante e um público cheio de energia e da nostalgia de uma década que ainda inspira.

O dia de homenagem à padroeira, 15 de agosto, começou com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho.

Foi também o dia da 6.ª edição do torneio de futsal em homenagem a Nelson Solá, homenagem póstuma ao antigo jogador.

A Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires percorreu as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, numa das romarias mais participadas de que há memória.

O grande concerto de Fernando Daniel fechou esta edição das Festas, que tiveram a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio dos Clubes e Associações Locais.

 



Comentários

pub