FATACIL dedica último dia ao Ambiente e à Sustentabilidade

“A Crise da Água no Algarve” será o tema central de uma mesa-redonda

A seca, a gestão da água e as alterações climáticas, bem como o futuro Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado e o Projeto Participesca – Cogestão da Pesca do Polvo no Algarve são alguns dos temas em destaque no último dia da FATACIL, domingo, 27 de Agosto, que será dedicado ao Ambiente e à Sustentabilidade.

“A Crise da Água no Algarve” será o tema central de uma mesa-redonda que decorrerá a partir das 19h30 no espaço do Município de Lagoa. Logo à entrada da FATACIL. Nela participarão o presidente da Câmara Municipal, Luis Encarnação, o diretor regional da APA /ARH Algarve (Agência Portuguesa do Ambiente), Pedro Coelho e o presidente do Conselho de Administração da Águas do Algarve, António Eusébio.

Nesta sessão, moderada por Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação, merecerão destaque temas como as boas práticas de eficiência hídrica, a situação dos recursos hídricos do Algarve e a gestão da água na região.

Ainda durante este último dia da FATACIL, dedicado ao Ambiente e à Sustentabilidade, haverá um redobrado apelo à gestão racional da água e apelos à sua poupança, numa parceria com a Águas do Algarve, que levará ao público a sua campanha “Água é Vida”.

Nesse âmbito, serão exibidos vídeos alusivos ao tema, alguns dos quais realizados no âmbito da iniciativa da APA, “Voluntariado Ambiental para a Água”.

Estará também presente a Europe Direct Algarve a divulgar a ação da União Europeia na defesa do ambiente, com destaque para a campanha EUBeachCleanUP e para o projeto LIXARTE, ambos no âmbito da limpeza costeira e ativismo pelos oceanos.

Ainda sobre a temática da gestão da água, neste Dia do Ambiente e da Sustentabilidade, a Agência Portuguesa do Ambiente estará presente no espaço Lagoa Wine – Lounge da FATACIL, pelas 19h00, para abordar os desafios colocados pelas alterações climáticas e o seu impacto nas disponibilidades hídricas e seca estrutural no Algarve, numa ação denominada “Aliança pela Água” dirigida aos cidadãos e a atores de atividades económicas.

Ainda durante este dia, haverá ações de divulgação sobre o futuro Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, um processo participativo com o objetivo de criar uma área protegida ao largo dos concelhos de Lagoa, Silves e Albufeira, que conta com parceiros como o CCMAR (Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve) e a Fundação Oceano Azul, envolvendo autarquias e associações de pesca, entre outros.

O projeto Participesca, Cogestão da Pesca do Polvo no Algarve, coordenado pela ANP/WWF (Associação Natureza Portugal / Fundo Mundial para a Conservação da Natureza) envolve entidades como o CCMAR, a Fundação Oceano Azul, o IPMA, a associação de pescadores do Algarve, entre outros, também estará presente com entrevistas e exibição de vídeos sobre o projeto.

 



Comentários

pub