Concerto de Glória Gaynor e inauguração de um lar de idosos e creche marcam Dia de Albufeira

Comemorações do Dia do Município duram três dias

Imagem de Arquivo

A inauguração da lar de idosos e creche em Olhos de Água, um concerto de Gloria Gaynor, um espetáculo piromusical e a já tradicional atribuição de medalhas de bons serviços a funcionários autárquicos marcam o programa do Dia do Município de Albufeira, que se vai comemorar no domingo, dia 20.

O ponto alto da programação, a inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água, vai ter lugar às 18h30, no sítio da Torre da Medronheira.

Este é, segundo a Câmara de Albufeira, «um equipamento social há muito esperado pela população e de importância vital para o concelho».

O edifício a inaugurar, que custou cerca de 5,2 milhões de euros, apoiado pelo CRESC Algarve 2020, é composto por dois pisos e  conta com áreas independentes para cada uma das valências, com entradas independentes para a creche e para o Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos (ERPI).

A Creche tem capacidade para 42 crianças, enquanto as restantes valências podem acolher um total de 132 utentes: 57 idosos (ERPI), 35 idosos (em Centro de Dia), mais 40 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário.

Também sempre muito concorrido é o concerto de celebração do Dia do Município, que este ano conta com a cantora Glória Gaynor, que ficou famosa por causa do tema “I Will Survive”, que atuará a partir das 22h30, na Praça dos Pescadores.

«Para além do seu famoso tema de 1978, a cantora norte-americana promete brindar os fãs com temas do seu extraordinário álbum de 2002, “I Wish You love”, bem como “Testimony”, lançado em 2019, num tributo ao gospel», diz a autarquia.

Quando for meia-noite, decorrerá um espetáculo piromusical, a partir da Praia dos Pescadores. A Festa continua com o Deelight DJ Set, com o início de atuação marcado para as 00h15.

O programa das festas não se resume a estas iniciativas e nem sequer ao dia 20.

O programa de comemorações começa dois dias antes, no dia 18 de agosto, sexta-feira, com a instalação artística de Tamara Alves “O Infinito da Noite”, «que se apresenta pela última vez, no túnel de acesso à Praia do Peneco, a partir das 20h00, a que se junta, no areal, um set do DJ Shaka Lion».

No dia 19 de Agosto, a partir das 22h00, o palco da Praia dos Pescadores recebe a banda algarvia IRIS, liderada por Domingos Caetano. A noite termina com Zé Black DJ Set, que sobe ao palco pelas 23h30.

 

 

No Dia do Município propriamente dito, 20 de Agosto, o dia começa com o habitual Hastear da Bandeira, ao som do Hino Nacional, executado pela centenária Banda Musical e Recreio Popular de Paderne, acompanhado de Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, às 9h30, em frente aos Paços do Concelho.

Às 10h00, decorre a inauguração da escultura do Brasão do Concelho de Albufeira, uma réplica em pedra, da autoria de Orlando Sousa. Segue-se (10h15) a inauguração da Obra Escultória “Primavera” da artista albufeirense Vanessa Barragão.

A Sessão Solene de Atribuição de Medalhas de Bons Serviços aos funcionários municipais com mais de 15, 25 e 35 anos de serviço, nos graus bronze, prata e ouro,  está agendada para as 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na parte da manhã, também terá lugar a abertura da Exposição “Portugal” – Pintura de Jorge Landmann (1780-1854), no Museu Municipal de Arqueologia (9h30). O programa desportivo tem início às 11h00, na Praia do Inatel, com a 17.ª Prova de Mar Albufeira; às 11h15 decorre a VI Prova Kids de Albufeira; às 12h15 realiza-se a Prova principal de 2000 metros e às 13h45 a entrega dos prémios.

O Dia do Município de Albufeira assinala a doação da Carta de Foral ao concelho, por D. Manuel I, no ano de 1504. Este documento régio, utilizado em Portugal entre os séculos XIII e XVI, tinha por objetivo regulamentar a administração e os deveres e privilégios dos seus habitantes.

 

 



Comentários

pub