Comunidade ucraniana de Lagoa assinala Dia da Independência na FATACIL

Evento é promovido pelo Centro de Comunidades ID-humana

Natalka Korzh e Timofey Shevchenko – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A comunidade ucraniana assinala amanhã, 24 de Agosto, o Dia da Independência da Ucrânia na FATACIL, em Lagoa.

O evento é promovido pelo Centro de Comunidades ID-humana, sediado em Lagoa, e começa, às 20h00, com uma caminhada silenciosa desde o portão principal da feita até ao Espaço ID-humana «em memória dos que padeceram» na guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Seguem-se discursos de Natalka Korzh, presidente da ID-humana, e de Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, bem como a «construção simbólica do Centro das Comunidades ID-humana e bênção».

Tudo terminará por volta das 20h30, com o hino nacional ucraniano.

A ID-humana, que se pretende constituir como associação, tem como objetivo «a longo prazo», a «aquisição de um terreno» ou a reutilização de «um edifício abandonado» para fornecer «alojamento e serviços sociais a crianças e famílias deslocadas que fogem dos conflitos», não só na Ucrânia como em outras partes do mundo.

Segundo os responsáveis pela ID-humana, «o plano é transformar o espaço num centro de reabilitação para sobreviventes».

Para isso, estão à procura de «apoio de doadores e financiadores baseados em valores e com ideias semelhantes que desejem contribuir para um movimento equitativo, descolonizado e liderado pela comunidade para respostas eficazes e sustentáveis aos refugiados».

Se quiser contribuir, eis os contactos: 932495322 e 962325862. Pode ainda seguir a ID-humana no Facebook, clicando aqui.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub