Centro histórico de Lagos também vai ter videovigilância

Protocolo assinado no âmbito das comemorações do 136.º Aniversário do Comando Distrital da PSP, que decorreram em Lagos

O centro histórico de Lagos vai ter um sistema de videovigilância, anunciou a Câmara Municipal desta cidade algarvia.

A autarquia aproveitou as comemorações do 136.º Aniversário do Comando Distrital da PSP, que decorreram na cidade, para assinar um protocolo de cooperação com esta força policial, que prevê a futura instalação de um sistema de videovigilância em Lagos (CCTV).

A videovigilância, acrescenta o Município, é «uma ferramenta complementar da atividade policial, preventiva e reativa, com efeito dissuasor da prática de atos criminais, que contribuirá para a melhoria da segurança de munícipes e visitantes».

As celebrações, sob o mote “Uma Polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do cidadão”, decorreram em vários espaços da cidade, tendo contado com a presença do Ministro da Administração Interna José Luís Carneiro.

 

 

De manhã, teve lugar a homenagem e deposição de coroa de flores, com presença de família e elementos policiais, na Praça Sérgio Martins, chefe da PSP morto em serviço em 2005. Ainda durante a manhã, decorreu uma missa na Igreja de Santa Maria.

À tarde, com receção pela Guarda de Honra, decorreu a Sessão Solene no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, iniciativa presidida pelo ministro da Administração Interna, com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Lagos (Hugo Pereira), Diretor Nacional da PSP (Superintendente Chefe Manuel Magina da Silva) e Comandante Distrital da PSP de Faro (Superintendente Dário Prates).

Durante a cerimónia, foram prestadas honras policiais e tocado o Hino Nacional, havendo ainda lugar para imposição de condecorações e votos de louvores e animação musical.

 

 

O superintendente Dário Prates enalteceu o empenho, espírito de missão e profissionalismo dos agentes ao serviço da comunidade na região, aproveitando o momento para apresentar alguns dados comparativos sobre a atividade policial do Comando Distrital de Faro nos últimos anos.

Por seu lado, o autarca Hugo Pereira agradeceu e saudou todo o trabalho das forças policiais ao longo dos seus 136 anos de história, sempre ao serviço da população para fortalecer a segurança e imagem do Algarve.

Na sua intervenção, o ministro José Luís Carneiro destacou o trabalho da PSP na promoção da confiança por parte da população e no reconhecimento de Portugal como um dos países mais seguros do mundo, assim como a forma exemplar como coopera com demais entidades e forças de segurança, dando como exemplo o sucesso das Jornadas Mundiais da Juventude.

O responsável pela pasta da Administração Interna anunciou também alguns dos investimentos da parte do governo, nomeadamente na melhoria das infraestruturas, modernização tecnológica e condições salariais das forças de segurança com vista a uma maior coesão, qualidade e segurança coletiva.

Após a sessão, o centro histórico de Lagos foi também polo das comemorações, com uma exposição de meios da PSP e demonstração cinotécnica no Jardim da Constituição e Porto de Honra no Forte Ponta da Bandeira.

 

 



Comentários

pub