Apesar das campanhas de poupança, consumo de água no Algarve subiu em Julho

Desde o início de Julho, que está em curso uma campanha de sensibilização a poupança, chamada “Água é vida – não a desperdice”

O consumo humano de água no Algarve, em Julho, foi «superior» ao do mesmo mês do ano passado, algo que «nos preocupa», disse ao Sul Informação o secretário de Estado do Ambiente. A campanha de poupança, que a empresa Águas do Algarve tem em curso, não está a dar os resultados pretendidos e a culpa «é do calor». 

Hugo Pires esteve esta terça-feira, 1 de Agosto, no Algarve, onde participou numa reunião de monitorização sobre os consumos de água, na qual «sentámos, à mesma mesa, vários agentes, setores económicos e a administração pública no Algarve», disse o governante.

À tarde, o secretário de Estado visitou São Brás de Alportel, para conhecer alguns dos investimentos do Município na eficiência hídrica, tendo sido aí que falou com o Sul Informação. 

Segundo o governante, o Algarve vive uma situação «que nos deve preocupar a todos».

«Para termos uma noção, nos últimos 20 anos, as disponibilidades hídricas diminuíram 20% em Portugal e o Algarve é a região mais afetada por essa escassez», disse.

Para o secretário de Estado, há «setores que nos preocupam» e onde temos de «reduzir» consumos, como o caso da agricultura, onde até já se reduziu «10 a 12%» o gasto de água.

 

 

Quanto ao consumo humano, que já tinha também tido uma redução, assistiu-se ao movimento inverso no passado mês de Julho.

«Tivemos a informação de que, em Julho, o consumo humano de água aumentou no Algarve em relação ao ano passado e isso é algo que nos preocupa», revelou Hugo Pires.

Ainda assim, de um modo geral, de acordo com o governante, até tem havido «uma descida do consumo humano» e também dos gastos «na agricultura e nos golfes».

«Genericamente, há uma baixa, mas temos de ir acompanhando também as disponibilidades hídricas que existem», disse.

Questionado sobre se será possível tomar novas medidas restritivas, depois de já ter sido decretado o fecho das piscinas municipais nas áreas do litoral , a redução dos dias de rega e a cessação da rega dos espaços verdes públicos relvados, o secretário de Estado remeteu para o futuro.

«Para já, vamos avaliar e estudar a informação que tivemos e teremos uma reunião intergovernamental, da Comissão da Seca, no final do mês», concluiu.

 

 

Desde o início de Julho, que está em curso uma campanha nacional de sensibilização para a poupança, chamada “Água é vida – não a desperdice”.

Essa iniciativa, que até foi lançada no Algarve, tem estado presente em outdoors, mupis, multibancos, autocarros ou nos grandes eventos que decorrem na região, mas os resultados parecem estar aquém.

Em declarações ao Sul Informação, António Eusébio, presidente do Conselho de Administração da empresa Águas do Algarve, adiantou que o consumo humano em Julho foi «superior, em 8%, ao do ano passado», mas que há fenómenos que «não controlamos».

«Este ano tem sido mais seco e o aumento do consumo deve-se ao maior calor», justificou.

António Eusébio deixou também uma garantia: «vamos continuar e reforçar a campanha, tendo em conta esta preocupação da poupança de água».

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub