Vicentina dinamiza oficina sobre desenvolvimento local de base comunitária em Lagos

A 4ª Oficina DLBC Rural realizar-se-á no dia 13 de Julho, às 15h00, na Câmara Municipal de Vila do Bispo

A Associação Vicentina dinamizou, no passado dia 28 de Junho, a 3ª oficina sobre o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que teve lugar no Auditório da Câmara Municipal de Lagos.

A manhã de trabalho decorreu das 10h00 às 13h00, e começou com a intervenção de Sara Coelho, vereadora do Município de Lagos, que mencionou que o desenvolvimento de medidas ligadas às áreas da natureza e biodiversidade, sistemas alimentares sustentáveis e mobilização da juventude, vão acrescentar valor à nova candidatura, além de fazerem face às preocupações dos parceiros do ADERE que visam a sustentabilidade e valorização territorial.

Márcio Viegas, presidente da Vicentina, explicou que na 3ª reunião sobre o DLBC as questões sobre a parceria, concretamente a proposta e análise de novos parceiros, devem continuar a ser debatidas.

Aura Fraga, secretária da associação, esclareceu que os temas da sessão seriam “Enfoque Temático”, “Objetivos”, “Necessidades Principais”, “Necessidades Complementares” e “Resultados” que se pretende atingir com a estratégia.

Nuno Prata, coordenador executivo da Aliados Consulting, referiu que o objetivo da reunião assentaria na realização de uma reflexão conjunta, «geradora de contributos relevantes e de um maior alinhamento em termos de estratégia». O coordenador continuou ainda a sua intervenção com a apresentação da visão, dos objetivos estratégicos e complementares, das necessidades principais, complementares e dos resultados esperados, que vão servir de base à estratégia.

A 4ª Oficina DLBC Rural realizar-se-á no dia 13 de Julho, às 15h00, na Câmara Municipal de Vila do Bispo, seguindo-se, no dia 14 de Julho, às 10h30, a 5ª oficina DLBC Rural, que terá lugar no Município de Monchique.

Na reunião, estiveram presentes os parceiros e associados do ADERE 2020, membros da Administração Local, da Administração Regional, bem como Entidades, Associações e Fundações Públicas e Privadas.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

 



Comentários

pub