Tavira quer «edição mais participada de sempre» da Feira da Dieta Mediterrânica

A entrada é livre

Artesanato, gastronomia, produtores, gastronomia e música, com Rui Veloso, Camané com Orquestra do Algarve, e Carolina Deslandes. A Feira da Dieta Mediterrânica regressa, de 7 a 10 de Setembro, e Tavira quer que esta seja a edição «mais participada de sempre». 

O certame, que vai para a sua 9ª edição, foi apresentado oficialmente na manhã desta quarta-feira, 26 de Julho, numa conferência de imprensa no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Este ano, há uma particularidade: comemora-se o 10º aniversário da aprovação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

A Feira terá mais de 200 stands, 7 palcos musicais e artistas de seis países: Portugal, Itália, Espanha, França, Marrocos e Argélia (neste caso, uma estreia).

Além da parte musical, haverá expositores de artesanato e produtos tradicionais, mostras botânicas e de sementes, restauração, demonstrações gastronómicas, exposições, visitas guiadas e um seminário, no dia 7 de Setembro, sobre “Inovação na Dieta Mediterrânica”, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira.

 

 

 

 

Este ano, segundo a presidente da Câmara, não há «grandes novidades».

«Crescemos e vamos consolidar o modelo que temos, sempre com a questão de ver em que é que podemos melhorar. Há aspetos que obviamente são transversais à Dieta Mediterrânica e aos quais temos também de dar particular importância, como a sustentabilidade e a paisagem», disse Ana Paula Martins, aos jornalistas.

A autarca vincou também o facto de esta ser uma Feira feita de parceiros, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, as Direções Regionais de Cultura e Agricultura e Pescas do Algarve, as Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve e Vila Real de Santo António, a Universidade do Algarve, a Região de Turismo e a associação In Loco.

«Acho que nós, no Algarve, temos esta prática de trabalhar em parceria. Quase me atrevo a dizer que a Feira da Dieta Mediterrânica foi dos primeiros grandes projetos a nível regional que foi feito em parceria. Normalmente, ao fim de tantos anos, os parceiros deixam de se entender, mas aqui não foi o caso», disse Ana Paula Martins.

Assim, o certame contará com as tradicionais demonstrações gastronómicas, com as Escolas de Hotelaria e Turismo e In Loco, visitas guiadas, com a Direção Regional de Agricultura, ou um workshop, no dia 8 de Setembro, às 11h00, sobre como é que se conserva alimentos… sem frigorífico.

A Feira contará, ainda, com a presença de várias manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como os Caretos de Podence, cavaquinho, os bombos, o fado ou o cante alentejano.

No dia 10 de Setembro, às 10h00, com partida e chegada à Praça da República, terá lugar a marcha e corrida da Dieta Mediterrânica.

Nos Claustros do Convento realizam-se três sessões de cinema do Mediterrânico: na sexta-feira, dia 8, o filme “O Azul do Cafetã” (Le blue du caftan), de Maryam Touzani, no sábado, dia 9, “Dias em Chamas” (Kurak Gunler), de Emin Alper, e a finalizar, no domingo, dia 10, a obra “A Conspiração do Cairo” (Walad min al-janna), de Tarik Saleh.

Quanto aos espetáculos musicais, começam no dia 7, no espaço da antiga lota, junto ao Mercado da Ribeira, com os “Galandum Galundaina”, com os Pauliteiros de Miranda.

 

 

 

 

No palco do Castelo, atuam os “Ars Nova Napoli”, de Itália, no Jardim do Coreto os “Úlua”, de Espanha”, e, na Praça da República, o português Rui Veloso.

Já na sexta-feira, dia 8, o palco da lota acolherá a fadista Carla Pires e Daniel Pereira Cristo, instrumentista do cavaquinho. No Palco do Castelo, será a vez dos “Barrut”, de França, e, no Jardim do Coreto, os “Iskaria”, de Itália.

No principal palco – da Praça da República – atuará Estrella Morente, um dos principais nomes da música espanhola.

Para sábado, está prevista uma atuação dos “Diabo a Sete”, no espaço lota, do “Duo Brotto Raibaud” (Espanha), no Jardim do Coreto, dos “Global Gnawa” (Marrocos), no Castelo, e de Camané com a Orquestra do Algarve, na Praça da República.

A Feira terminará no domingo, 10, com uma dia dedicado mais à juventude. Os espetáculos serão de Carolina Deslandes (Praça da República), Lemma, da Argélia (Castelo) e “Os Ganhões de Castro Verde” e Pedro Ribeiro com “O Cante não cai do céu” (Lota).

Para Ana Paula Martins, o desejo é só um: que seja a edição «mais participada de sempre» deste certame.

«A minha expetativa é que ultrapasse todas as últimas edições. Não temos entradas e é sempre difícil aferir, mas serão seguramente milhares de pessoas a vir a este que é o maior evento do concelho», concluiu.

 

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub