Primeira pedra do Parque Tecnológico Celerator lançada a 13 de Julho no Autódromo

Parkalgar e Universidade do Algarve são as entidades fundadoras da Celerator – Associação Parque Tecnológico do Algarve

A cerimónia de lançamento da primeira pedra relativa à obra do Parque Tecnológico Celerator está marcada para as 11h00 desta quinta-feira, 13 de julho, junto ao Autódromo Internacional do Algarve, no interior do concelho de Portimão.

A cerimónia estará a cargo de Paulo Pinheiro e Paulo Águas, em representação, respetivamente, da Parkalgar – Autódromo Internacional do Algarve e da Universidade do Algarve, entidades fundadoras da Celerator – Associação Parque Tecnológico do Algarve.

Marcarão também presença os presidentes da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário.

O futuro polo tecnológico visa o setor dos transportes, mobilidade e soluções energéticas e será dedicado às energias renováveis aplicadas à mobilidade e transportes, com um custo estimado de 7,2 milhões de euros, dos quais 4 milhões de fundos comunitários através do FEDER. A conclusão está prevista para o último semestre de 2024.

No final da cerimónia, terá lugar uma visita guiada aos bastidores dos testes da equipa de Fórmula 1 “Alpine”, que decorrem entre 12 e 13 de julho no circuito do Autódromo Internacional do Algarve, cuja bancada principal estará, nesses dias, aberta ao público.

Em Agosto do ano passado, o projeto do Parque Tecnológico Celerator foi lançado pela ministra da Coesão Territorial, numa deslocação ao Autódromo do Algarve. Nessa altura, Ana Abrunhosa salientou que «este vai ser um projeto importante não só para Portimão, nem só para o Algarve, vai ser mesmo uma referência internacional».

Na mesma ocasião, Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar e o homem que sonhou tudo isto, salientou  que «Portimão é a 56ª cidade de Portugal e nem sequer está nas maiores 10 mil da Europa. Mas, nisto do automobilismo, do desporto motorizado, é uma das três maiores do mundo».

O Parque Tecnológico, anunciou, «terá todas as condições técnicas, das mais evoluídas do mundo, para testar tudo: combustíveis, formas de locomoção, veículos autónomos, híbridos, não híbridos».

Tudo isso, sublinhou Paulo Pinheiro, «faz com que os caminhos para a sustentabilidade passem por Portimão» e fará com que «Portimão e Portugal» venham a ser «uma grande referência a nível mundial na área da engenharia».

José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, acrescentou, no lançamento do projeto em Agosto passado, que se trata de «um investimento cujos resultados vão muito para além dos 4 milhões de investimento público», através do fundo comunitário FEDER.

 

 



Comentários

pub