Primeira bandeira “Qualidade de Ouro 2023” hasteada na praia da Senhora da Rocha

Algarve tem 85 praias com «Qualidade de Ouro»

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Apesar da «estratégia alinhada para procurar atenuar a sazonalidade turística, apostando noutros nichos, como o golfe, o enoturismo ou o birdwatching», o sol e a praia «continuam a ser a principal razão para as visitas ao concelho». Daí que a qualidade da água das praias do litoral de Lagoa seja «tão importante», disse hoje Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal lagoense.

O autarca falava, ao fim desta manhã, durante o hastear da bandeira “Qualidade de Ouro 2023”, na praia de Nossa Senhora da Rocha, uma das seis zonas balneares do concelho a receber este galardão atribuído pela associação ambientalista Quercus, com base nos dados oficiais da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

«A qualidade das águas das nossas praias depende da qualidade do tratamento das águas residuais», acrescentou Luís Encarnação.

António Eusébio, presidente da empresa Águas do Algarve, salientou, a propósito, que aquele era «um momento muito importante» para a empresa porque esta bandeira de Ouro «representa o esforço» que a AdA faz «para a manutenção da qualidade das águas».

Paula Nunes da Silva, da direção da Quercus, explicou que o «galardão visa parabenizar todo um trabalho feito ao longo do ano». O hastear da bandeira “Qualidade de Ouro 2023” é, por isso, um «momento simbólico».

 

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Pedro Coelho, diretor regional da APA, salientou o «esforço da Câmara de Lagoa em melhorar a qualidade das suas águas balneares, feito em conjunto connosco e com a Águas do Algarve».

Depois de recordar os «investimentos em curso para tornar as praias mais resilientes», Pedro Coelho classificou como «um desafio» a «conquista desta bandeira e da bandeira azul no maior número de praias».

O concelho de Lagoa, recordou o responsável pela APA, tem «praias pequenas, encastradas, muito vulneráveis a movimentos de massa», ou seja, a derrocadas. Por isso mesmo, para garantir a «segurança dos utentes», aquela Agência já promoveu, este ano, dois desmontes de arribas em perigo no litoral lagoense, um deles junto à icónica praia da Marinha.

Rodrigo González dos Paços, comandante da capitania do porto de Portimão e da Polícia Marítima na sua área de influência, acrescentou que a Autoridade Marítima é «um parceiro para, na componente de segurança, contribuir para que as praias mantenham todos estes galardões», sendo responsável pela «segurança das atividades balneares», mas também «das marítimo-turísticas».

Distinguida com a bandeira “Praia de Ouro 2023”, a praia de Nossa Senhora da Rocha é uma das seis zonas balneares do concelho de Lagoa galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares.

No arranque da época balnear de 2023, a Quercus classificou, com base a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, um total de 394 praias com Qualidade de Ouro em Portugal (menos 46 do que em 2022), das quais 328 são praias costeiras, 56 são praias fluviais e 10 são praias de transição.

No Algarve, 85 praias costeiras foram distinguidas com este galardão: 21 praias em Albufeira, 12 em Vila do Bispo, 10 em Loulé, 8 em Aljezur, 6 em Lagoa (Caneiros, Carvoeiro, Ferragudo/Praia Grande, Senhora da Rocha, Vale de Centeanes e Vale de Olival), 5 em Vila Real de Santo António, 4 em Faro, em Silves e em Tavira, 3 em Castro Marim, Lagos e Portimão, bem, como 2 em Olhão.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub