Noélia Jerónimo promove Algarve na TAP com Polvo de Santa Luzia como produto-estrela

O polvo é um dos sabores mais característicos da costa nacional e uma das mais versáteis figuras do receituário português

Noélia Jerónimo é a chef convidada do projeto Local Stars, nos meses de Julho e Agosto, em resultado da parceria entre a TAP Air Portugal e o The Art of Tasting Portugal (TAOTP), que visa promover o país através da sua riqueza e diversidade gastronómica.

Depois dos Açores, a região em destaque nos menus da Classe Executiva de todos os voos de longo curso da companhia aérea portuguesa é o Algarve, com o polvo como produto-estrela das suas criações.

A iniciativa Local Stars é o cartão-de-visita que convida todos os passageiros a conhecer um ingrediente local e a oferta da cozinha portuguesa, projetando e consolidando Portugal como destino gastronómico de excelência.

“A TAP prossegue a sua missão de levar o melhor de Portugal ao mundo e de ser a maior montra dos nossos melhores criadores e produtos. Na gastronomia, damos mais um passo nesta frutuosa parceria com a The Art of Tasting Portugal, desta feita revelando aos nossos clientes de todo o mundo a arte da chef Noélia Jerónimo e o seu menu com produtos típicos algarvios, como o polvo e a amêndoa”, afirma Catarina Indio, Head of Product da área de Customer Engagement da TAP Air Portugal.

“É a acreditar no enorme potencial do nosso país enquanto destino gastronómico, que a plataforma The Art of Tasting Portugal partilha com a TAP Air Portugal esta missão de dar a conhecer o melhor que se produz em Portugal, as nossas regiões e a qualidade e técnicas dos nossos chefs”, afirma Patrícia Dias, fundadora do The Art of Tasting Portugal com Adriana Fournier.

“O nosso país tem produtos únicos que merecem reconhecimento internacional. Acabámos de dar destaque ao Queijo de São Jorge, um produto endógeno exclusivamente produzido nos Açores, e iniciamos este novo ciclo com o polvo do Algarve, outro produto icónico na nossa história, cultura e tradição gastronómicas, e que encontramos na casa dos portugueses de norte a sul do país. É esta riqueza que queremos partilhar com o mundo, certas de que gostarão tanto quanto nós”, acrescenta.

 

 

O polvo é assim o produto em destaque nos próximos meses de Julho e Agosto, presente no prato principal Polvo à Algarvia. Capturado um pouco por todo o Algarve, a escolha recai sobre o polvo de Santa Luzia, um produto de excelência com características únicas e que transformou esta vila piscatória na “Capital do Polvo”, cuja economia local depende essencialmente deste molusco de enorme valor cultural e nutricional.

O polvo de Santa Luzia é considerado dos melhores do mundo pela extraordinária riqueza de nutrientes das águas da região e da Ria Formosa, e pela sua alimentação essencialmente à base de bivalves e outros tipos de marisco.

O polvo é um dos sabores mais característicos da costa nacional e uma das mais versáteis figuras do receituário português, sendo ainda pescado nesta área de forma artesanal, que corre o risco de cair em desuso e que deve ser preservada.

Com este projeto, os passageiros da Classe Executiva da TAP terão a oportunidade de degustar os sabores do sul de Portugal, através do ingrediente mais característico da região, pelas mãos da reconhecida chef Noélia Jerónimo, que tem feito um trabalho exímio na valorização e promoção desta região.

“Acredito que Portugal pode ser cada vez mais um destino preferencial para quem procura descobrir alta gastronomia, projetando-se como uma referência mundial neste setor. Por isso, foi com muita satisfação e responsabilidade que aceitei participar no projeto Local Stars, ao lado de grandes chefs nacionais que admiro, com o desafio de promover a minha querida região algarvia. O polvo é, sem dúvida, um dos produtos mais carismáticos do Algarve e não podia deixar de o eleger como centro das minhas propostas. A intenção é valorizar a ligação ao mar e à pesca, tão característica do receituário do sul do país”, refere a chef Noélia Jerónimo.

A acompanhar o polvo à algarvia estará o croquete de pescada com molho de caril e manga, e na parte mais doce do menu uma mousse de queijo e amêndoa do Algarve, outro produto típico da região.

Natural de Tavira, a chef inspira-se sobretudo na combinação de produtos do mar e da Ria Formosa para dar a conhecer a região e a gastronomia algarvias. Com foco nos produtos da época e na frescura dos ingredientes, Noélia Jerónimo será responsável por elevar o destino mais turístico de Portugal, sendo já um dos seus rostos mais carismáticos. À frente do restaurante Noélia & Jerónimo, em Cabanas de Tavira, a sua cozinha é considerada por muitos como uma das melhores no sul.

 

 

O projeto Local Stars não passa apenas pela criação dos pratos. A bordo serão difundidos conteúdos de vídeo alusivos a este projeto em todos os ecrãs dos aviões, com o chef do momento a trabalhar a receita em destaque, imagens da região, do produto sazonal escolhido e ainda o produtor.

Os passageiros terão também a oportunidade de adquirir uma experiência desenvolvida pelo The Art of Tasting Portugal para o efeito, com o chef autor do menu a bordo, disponível no website do TAOTP e nos canais digitais Miles&Go e Portugal Stopover da TAP.

A parceria entre a TAP e o TAOTP, anunciada em março, vai decorrer ao longo dos próximos dois anos, sempre nas refeições da Classe Executiva de todos os voos de longo curso da companhia aérea.

A cada dois meses, o projeto Local Stars promove uma região diferente e os seus ingredientes locais, com destaque para um produto-estrela, trabalhados por um chef português ligado à região.

O menu é sempre composto por entrada, prato principal e sobremesa, que são assim alterados, de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes. Este é o resultado da partilha de valores relativos à promoção da Portugalidade e do país e regiões através dos seus produtos e gastronomia.

O The Art of Tasting Portugal, plataforma que visa promover a gastronomia nacional através do mapeamento gastronómico de Portugal e organização de experiências com ênfase neste setor, apresenta uma abordagem ao país enquanto destino gastronómico diferenciador, focando-se na essência de cada região, agregando a comunidade de pessoas cujo trabalho se destaca nesta atividade, e nos produtos de excelência que se encontram no território nacional.

Com base na premissa de que a gastronomia portuguesa é um dos principais argumentos de Portugal enquanto destino turístico, que deve ser exaltado e valorizado, esta plataforma apresenta e organiza experiências de ênfase gastronómico concebidas para proporcionar momentos memoráveis, tanto para os portugueses como para os estrangeiros que visitam o país.

 

Comentários

pub