Janela Aberta Teatro vai estar em Liverpool e no Japão

Encontram-se atualmente abertas as inscrições para os cursos anuais de Teatro Físico e Formação de Atores

Os diretores artísticos do JAT- Janela Aberta Teatro voam para o Physical Fest de Liverpool, cuja 18ª edição está a decorrer de 29 de Junho a 7 de Julho, e seguidamente rumam ao Japão.

Depois do sucesso da 2ª edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve 2023, no próximo dia 6 de Julho, Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, que dirigem desde 2017 a companhia, viajam para dar um workshop de Método Suzuki, treino teatral desenvolvido pelo encenador japonês Tadashi Suzuki, e participar como oradores numa palestra incluída na programação do festival, intitulada “How do we created work?”.

A diretora artística do Physical Fest de Liverpool Elinor Randle esteve na capital algarvia no âmbito do festival MOMI, e endereçou o convite aos diretores do festival para partilharem o seu conhecimento em teatro físico com a sua audiência.

Após esta incursão por Inglaterra, a dupla ruma ao Japão para trabalhar, uma vez mais, com a SCOT Company, fundada e dirigida pelo mestre Tadashi Suzuki há mais de 50 anos.

«Tadashi Suzuki, a sua companhia, a produção artística e o método teatral que desenvolve, é atualmente um dos mais relevantes e conceituados nomes no mundo das artes dramáticas a nível mundial. Diana Bernedo marca presença desde 2014 em Toga no Japão, e este ano integra, pela quarta vez, o elenco de uma das produções da companhia SCOT, que estará em palco em Toga durante o mês de Agosto de 2023 na programação do festival anual SCOT Summer Season 2023 – 41th Toga Festival», refere a JAT.

Miguel Martins Pessoa participará, uma vez mais, na formação intensiva Suzuki Toga Summer Camp, durante três semanas, com Tadashi Suzuki e a sua companhia SCOT.

Após o regresso do Japão, o duo fará uma atuação em Portugal com uma das cinco peças originais do Colectivo JAT, BullDog, e seguirá novamente para fora de janelas numa digressão internacional, com duas outras criações da companhia, pelo Chile, Argentina, Sevilha, Madrid, entre outros locais ainda por confirmar.

Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o trabalho destes dois atores e encenadores, encontram-se atualmente abertas as inscrições para os cursos anuais de Teatro Físico e Formação de Atores.

Este será o 7º ano consecutivo em que Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa vão dar formação, partilhar ensinamentos e conhecimentos com profissionais ou amantes das artes dramáticas.

Este ano letivo as aulas terão início em Novembro e término em Junho de próximo ano e contam com algumas novidades, tanto no processo de admissão como na mostra final de apresentação ao público do trabalho desenvolvido durante o ano.

Em Junho de 2024, pela primeira vez, os alunos de ambos os cursos vão ter a oportunidade de pisar o palco da sala do Teatro Lethes.

 


O JAT – Janela Aberta Teatro é uma companhia de teatro sediada em Faro que nasceu do desejo de formar um coletivo especializado em Teatro Físico.
Um teatro onde a fisicalidade do artista cénico assume especial relevância, e a pesquisa do corpo poético e extra quotidiano é colocada ao serviço de novas dramaturgias.
A companhia é dirigida por Miguel Martins Pessoa, ator e encenador português, e Diana Bernedo, atriz e encenadora basca. Entre as suas criações originais destacam-se os espetáculos Bulldog, Cocktail da Evolução, Asas de Papel, As Bodas de Prata do Conde Baldinski, Algo de Macbeth. Paralelamente à criação de espectáculos, e ao projecto de formação teatral, o JAT coordena dois grupos de Teatro Comunitário: em Quarteira, que conta com duas criações: Cinema Miami e Aluga-se; e em Faro, com o Teatro de Vizinhes, que conta igualmente com duas criações: Sai da Frente e Ouvi Dizer.
O JAT é a entidade organizadora do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, que teve a segunda edição no passado mês de Junho.

 



Comentários

pub