Já começou nova campanha arqueológica no Castelo de Alferce

A iniciativa acontece no âmbito do Projeto de Investigação Plurianual em Arqueologia

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Já começou mais uma campanha arqueológica no Cerro do Castelo de Alferce, em Monchique.

A iniciativa acontece no âmbito do Projeto de Investigação Plurianual em Arqueologia intitulado “Da Pré-história Recente ao Medieval Islâmico: antigas ocupações humanas no Cerro do Castelo de Alferce”.

As escavações durarão até 8 de Setembro e, face aos resultados das três campanhas arqueológicas concretizadas, «pretende-se continuar a investigar a área localizada entre os tramos de muralha oeste dos dois recintos fortificados existentes no topo do cerro, assim como a área da antiga entrada para o recinto fortificado superior (o vulgarmente chamado castelo de Alferce) e, também, a designada “plataforma pré-histórica”», diz a Câmara de Monchique.

Além dessas três áreas prevê-se a realização de mais sondagens arqueológicas, nomeadamente no canto noroeste do castelo de Alferce (interior e exterior do tramo de muralha norte) e, também, junto à face interna do tramo de muralha norte do segundo recinto fortificado – estrutura defensiva enquadrável no século IX da nossa era, anterior à construção do recinto superior (século X).

Em paralelo, «continuar-se-á a incidir na limpeza do terreno na área definida pelos dois recintos fortificados, mediante a remoção de pedras derrubadas que se encontram dispersas pelo solo».

Esta campanha incluirá estudantes e investigadores associados a diferentes instituições de ensino superior nacionais, sobretudo relacionados com as áreas de arqueologia, zooarqueologia e património cultural.

Já perto do fim dos trabalhos de campo será realizado mais um “dia aberto” à população.

Este projeto de investigação decorre desde 2020 e é promovido pelo Município de Monchique, em parceria com a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e o Campo Arqueológico de Mértola, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Alferce e da Associação Arqueológica do Algarve.

 

Projeto de investigação envolve várias entidades

O Projeto de Investigação Plurianual em Arqueologia intitulado “Da Pré-história Recente ao Medieval Islâmico: antigas ocupações humanas no Cerro do Castelo de Alferce”, promovido pela Câmara de Monchique, está em vigor desde 2020, em parceria com as Universidades do Algarve e de Évora e o Campo Arqueológico de Mértola, e o apoio da Junta de Freguesia de Alferce e da Associação Arqueológica do Algarve.

O Cerro do Castelo de Alferce é um povoado fortificado que ocupa uma elevação rochosa com 487 metros de altitude máxima, na serra de Monchique. O sítio arqueológico é composto por três recintos amuralhados não concêntricos, sendo que o vulgarmente chamado Castelo de Alferce corresponde ao recinto fortificado superior, onde estão a decorrer as investigações.

A fortificação era constituída por três ordens de muralhas: um fortim superior de tipo qasr (alcácer), uma cintura de muralhas a cerca de 36 metros do fortim e uma terceira cerca a rodear todo o cerro, com cerca de 9 hectares de área intramuros.

Além da ocupação islâmica-omíada (séculos IX-XI d.C.) o cerro contém vestígios arqueológicos enquadráveis na Pré-História Recente, nomeadamente na Idade do Bronze (II milénio a.C.).

 



Comentários

pub