Inflação abranda 0,3 pontos em Julho para 3,1%

Desaceleração está “parcialmente associada a um decréscimo de preços verificado na classe de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas”

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou para 3,1% em julho, menos 0,3 pontos percentuais do que em junho, segundo a estimativa rápida avançada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, “tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 3,1% em julho de 2023, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”.

O instituto estatístico refere que esta desaceleração está “parcialmente associada a um decréscimo de preços verificado na classe de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas”.

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos), este terá registado uma variação de 4,7% no mês em análise (5,3% no mês anterior).

O INE aponta que a variação do índice relativo aos produtos energéticos “ter-se-á fixado em -15,0% (-18,8% no mês precedente)” e que o índice referente aos produtos alimentares não transformados “terá desacelerado para 6,9% (8,5% em junho)”.

O INE acrescenta que a taxa de variação média nos últimos 12 meses foi de 7,3% (contra 7,8% registados no ano acabado em junho).

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 4,3% em julho, que compara com 4,7% no mês precedente.

O INE regista que os dados definitivos referentes ao IPC do mês de julho de 2023 serão publicados no próximo dia 10 de agosto.

 



Comentários

pub