«Grande desafio» que é fazer a FACECO voltou a compensar em Odemira

Feira voltou a ser uma «montra do que de melhor se faz no concelho»

É sempre «um grande desafio», mas é um desafio que compensa aceitar, ano após ano. Hélder Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, fez um balanço positivo de mais uma edição da Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), que atraiu a S. Teotónio «mais de 30 mil pessoas e 236 expositores».

Ao longo de três dias, a feira voltou «a ser a montra do que de melhor se faz no concelho» e a mostrar «a diversidade» e qualidade dos projetos e produtos locais, salientou Hélder Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, na tradicional conferência de imprensa de balanço da FACECO, que decorreu este domingo, no recinto do certame.

Em relação à edição deste ano, o edil odemirense realçou «o regresso da Caixa De Crédito Agrícola Mútuo, que foi cofundadora da feira».

Em causa «não está o facto de serem um banco», mas sim por demonstrar que a instituição, «tantos anos depois, ainda está comprometida com um projeto que também é dela».

Hélder Guerreiro também salientou as exposições de gado bovino – um dos pontos altos do evento é a competição de vacas, touros e novilho da raça limousine -, dando especial enfoque ao trabalho conjunto que a autarquia está a desenvolver de recuperação da raça bovina garvonesa, «que, podemos dizer assim, neste momento já estará salva» da extinção.

Também estiveram aqui representadas algumas raças exóticas de ovinos, como a Ile de France, a Sufolk e a Charolesa, das quais «há já alguma produção em Odemira», embora «a expressão máxima do que é a produção do território seja a das raças bovinas Limousine e Frísia.

O autarca salientou, ainda, as «boas provas de mel [ganha pelo produtor Joaquim Candeias Manuel] e de medronho [que José Burnay, com o medronho da marca Taliscas, venceu] que tivemos».

Além disso, houve a parte da fruição «pelas pessoas e pelas famílias, que nos interessa que seja de qualidade».

«Eu diverti-me! Até joguei ténis e tudo! (risos)», rematou Hélder Guerreiro.

 

 

Já a pensar na próxima edição, Hélder Guerreiro admitiu que poderá ser necessário tentar «garantir mais soluções de estacionamento», bem como «melhorar a sinalética».

Outra melhoria que poderá ser introduzida, no próximo ano, é a «venda antecipada de bilhetes, para evitar que haja tanta gente na fila para comprar bilhete.

Da parte de Dário Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de S. Teotónio, foi lançado o desafio de aumentar a duração da feira, uma ideia que Hélder Guerreiro prometeu estudar, «ouvindo, também, os expositores».

O presidente da Junta da Freguesia onde se realiza a feira elogiou ainda o executivo camarário «pela coragem ao montar o programa» e ao não recear «trazer bandas fora da caixa».

«O facto de termos tido mais de 30 mil visitantes prova que foi uma aposta ganha», acredita Dário Guerreiro.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub