Faro é um dos sete municípios a fazer a «Viagem pelo Clima»

Projeto implicará também o envolvimento de alunos (de 9º ano) das escolas do concelho

Faro será um dos sete municípios participantes no projeto “Viagem pelo Clima”, uma competição que envolverá três equipas, desenvolvida no âmbito do Cooler World – um movimento criado pela Get2C, com o objetivo de informar e inspirar a população rumo à Neutralidade Carbónica e a uma vida mais sustentável.

As equipas de quatro pessoas, já selecionadas, percorrerão o país de Norte a Sul, durante 10 dias, da forma mais sustentável possível e com o maior impacto positivo nas comunidades.

Sendo um jogo, os participantes recorrem a uma moeda fictícia – que se chamará “Clima” – para a gestão de recursos e avaliação dos resultados.

Ao longo do percurso enfrentarão vários desafios, que terão lugar e contarão com a colaboração dos municípios parceiros, sagrando-se vencedora a equipa que gastar a menor quantidade de “climas”, fazendo as opções mais sustentáveis de transportes, alimentação, alojamento, etc.

O prémio final será a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre as Alterações Climáticas – COP28, no Dubai, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano.

O Município de Faro é um dos parceiros deste projeto e está já «a pensar como estruturará o desafio que terá lugar no seu território, tendo em consideração as necessidades mais prementes do concelho, no que toca à sustentabilidade», salienta a autarquia.

Além do desafio, o projeto implicará o envolvimento de alunos (de 9º ano) das escolas do concelho, para que se possam realizar mini-COPs, à semelhança do que acontece com a iniciativa organizada pela ONU.

Os alunos de cada escola farão o seu próprio debate de ideias e a escolhida competirá com as demais, para, no final, ser apresentada à autarquia uma proposta de melhoria do trabalho a desenvolver futuramente.

Os vencedores concelhios terão, ainda, a oportunidade de participar, na Assembleia da República, num encontro com todos os intervenientes e um alto responsável do Ministério do Ambiente, para debater as várias sugestões.

Já os técnicos da Câmara Municipal de Faro receberão formação e, no final do projeto, a autarquia deverá assinar uma carta de compromisso “Viagem pelo Clima”, na qual se comprometerá a implementar medidas conducentes à Neutralidade Carbónica.

Entre os objetivos da iniciativa, destacam-se os seguintes: mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática, através de um convite à participação direta de uma forma apelativa e desafiante; contribuir para a mobilização dos Municípios portugueses no caminho da descarbonização.

Outros objetivos são demonstrar a influência dos estilos de vida de cada pessoa na sua pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto das escolhas e comportamentos no dia a dia e demonstrar a viabilidade dos diferentes modos de transporte (em alternativa aos combustíveis fósseis), das escolhas alimentares e do consumo de água.

O projeto permitirá, igualmente, que o trabalho da Câmara de Faro neste campo «ganhe uma visibilidade mediática significativa, dando a conhecer as boas práticas já implementadas e proporcionará, igualmente, uma sensibilização da população para estas temáticas, através do envolvimento da comunidade escolar e das iniciativas a desenvolver».

 



Comentários

pub