EMARP ensina jovens de Portimão a reciclar

“Separar é fácil” é o mote

A Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (EMARP) vai, até 11 de Agosto, dinamizar atividades lúdicas e pedagógicas, junto dos participantes das Férias de Verão, para promover boas práticas ambientais. 

O mote “Separar é fácil”, lançado no Dia Mundial da Reciclagem (17 de Maio), assim como as personagens inspiradas nos fluxos de resíduos recicláveis – a Rafa (Vidro), a Papelina (Papel e cartão), o Latas (Plástico e metal) e a Marafada (Orgânicos) foram a escolha deste ano para ilustrar as camisolas do projeto das Férias de Verão e são o tema central das atividades de sensibilização ambiental.

“Separar é fácil” e fundamental para ajudar o ambiente porque permite desviar resíduos do aterro e possibilita o processo de reciclagem, que consiste na transformação de materiais já utilizados em novos produtos.

Esta é uma das principais ideias partilhadas com as crianças dos 6 aos 11 anos, através de um jogo que consiste na escolha da contentorização adequada para a deposição dos diversos resíduos que podem ou não ser recicláveis.

A recolha seletiva de orgânicos é outra das temáticas abordadas, onde se explica que também já é possível, para além do plástico e metal, papel e cartão, e vidro, separar os restos de comida para valorização.

Por último é feito um apelo aos pequenos participantes para passarem a palavra aos seus pais, aderirem ao projeto e procederem ao levantamento gratuito de um balde de 7 litros, na EMARP, para esse efeito.

 



 

Comentários

pub