Concentração está de volta a Faro com a segurança como palavra de ordem

Motoclube de Faro preparou-se para qualquer eventualidade, mesmo esperando o melhor

 

Há médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, bombeiros e polícia, além de um recinto e zona de campismo com condições de segurança verificadas por uma panóplia de entidades. Também há cada vez mais motociclistas a chegar ao Vale das Almas, em Faro, para a 41ª edição da Concentração Internacional do Motoclube de Faro, que começou oficialmente hoje e dura até domingo.

Este ano, uma grande novidade é só haver zona de campismo no lado sul da via que liga a estrada entre o Aeroporto Gago Coutinho e a Praia de Faro ao recinto, que foi dimensionado de modo «a acolher 15 mil pessoas, talvez um pouco mais, se necessário», revelou Armando Serro, dirigente do Motoclube de Faro, na tradicional conferência de imprensa de lançamento do evento, que decorreu esta manhã.

«Ficámos surpreendidos com a grande quantidade de pessoas que chegaram ontem. É um bom sinal, se as pessoas vierem mais espaçadas. Quem quiser vir, é bem vindo», acrescentou.

Também haverá serviço de autocarro 24 sobre 24 horas, até às 8h00 de domingo, a ligar, não só, a cidade ao Vale das Almas, mas também o recinto à rotunda do caranguejo, no topo da estrada de acesso à ponte para a Praia de Faro.

Quanto ao cartaz musical, destacam-se os alemães Guano Apes (sábado, dia 22), os espanhóis La Frontera (sexta-feira, 21), e os portugueses Cuca Roseta e Expensive Soul (sábado, dia 22), sem esquecer os algarvios “Entre Aspas” (sexta-feira, 21).

Hoje, quinta-feira, sobem ao palco os Break Free, uma banda de tributo aos Queen, e a One Love Band. O cartaz fica completo com Hybrid Theory, formação de tributo a Linkin Park, que atuam amanhã, sexta-feira.

De resto, foi «tudo preparado ao pormenor», para acautelar «imprevistos que esperamos sempre que nunca aconteçam», segundo Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, também presente na conferência de imprensa.

 

 

Um dos elementos que diferenciam este evento é o hospital de campanha existente no recinto, que conta com «suporte básico e avançado de vida» e nove camas de internamento, entre outras valências, e onde trabalham de forma voluntária, «150 pessoas», entre as quais «35 médicos de várias especialidades» e «40 enfermeiros».

Para se ter uma ideia da importância desta infraestrutura, em 2022, das 417 pessoas que foram assistidas, só em 12 situações foi necessária a transferência para uma unidade hospitalar.

Outro aspeto importante, tendo em conta que este evento é realizado numa zona de pinhal, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, é a prevenção e capacidade de resposta em caso de incêndio.

Essa dimensão é garantida por um corpo de 68 bombeiros do próprio Motoclube de Faro, apoiados pelos Bombeiros Sapadores de Faro. Também há bocas de incêndio espalhadas pelo recinto.

O dispositivo de segurança conta ainda com elementos da GNR e da PSP, do INEM e Cruz Vermelha e com um posto de comando da Proteção Civil, onde há «um oficial de ligação de todas as forças envolvidas».

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub