Ciclo de cinema “Libertar a Memória” continua a desinquietar na Fortaleza de Sagres

No dia 22, a curadoria estará a cargo de Luca Argel

O ciclo de cinema Libertar a Memória continua no dia 22 de Julho, sábado, às 17h30, com os filmes brasileiros «Babás» (2010), um documentário com 20 minutos, de Consuelo Lins, e «Que horas ela volta?» (2015), da autoria de Anna Muylaert. A entrada é livre mas carece de pré-reserva, através do email [email protected].

O ciclo é promovido pelo Cineclube de Faro na Fortaleza de Sagres, com coordenação artística de Luísa Baptista, integrado no programa DiVaM – Dinamização e Valorização de Monumentos 2023, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

O ciclo Libertar a Memória decorre uma vez por mês, sempre aos sábados, pelas 17h30, durante os meses de Junho a Setembro, perfazendo quatro sessões, com entrada livre.

«Através de escolhas de um grupo de curadores convidados, vamos abordar o tema Patrimónios (des)confortáveis do DiVaM 2023, com os contributos de Gisela Casimiro, Luca Argel, Suzano Costa e Kitty Furtado, que, em cada mês, serão responsáveis pelo conteúdo a exibir», salienta o Cineclube.

Em foco estarão «temas como (des)colonização, escravatura, segregação social, lugares e identidades, formas de organização, dicotomias sociais e culturais, aqui numa pluralidade de perspetivas e visões alternadas de questões fragmentárias da sociedade, que à luz dos acontecimentos actuais, sugerem que talvez a História não esteja assim tão bem contada», acrescenta.

Haverá também uma curadoria literária da responsabilidade de Marta Lança e do projeto Buala – livros escolhidos para «enquadrar, desafiar e abrir novos caminhos» e que poderão ser adquiridos em cada sessão.

Seguir o evento https://fb.me/e/3vyFAY8xI

 

SESSÕES LIBERTAR A MEMÓRIA

SÁBADOS || 17h30
Entrada livre com pré-reserva: [email protected]

22 DE JULHO
Curadoria: Luca Argel
Babás (2010) – Brasil, DOC, 20min Consuelo Lins + A que horas ela volta? (2015) – Brasil, Drama, 1h47min Anna Muylaert

26 DE AGOSTO
(referente a 23 de Agosto – Dia Internacional da Lembrança do Tráfico Negreiro e da sua Abolição)
Curadoria: Suzano Costa
I Am Not Your Negro – Eu Não Sou o Teu Negro (2016), França, EUA, DOC, 1h33min Raoul Peck

23 DE SETEMBRO
Curadoria: Kitty Furtado
Eu não sou Pilatus (2019) – Portugal, DOC, 11min Welket Búnguè + Monumento Catástrofe (2022) – Portugal, DOC, 69min Coletivo Left Hand Rotation & Cósmica

Em todas as sessões
CURADORIA LITERÁRIA: Marta Lança com BUALA

 



Comentários

pub