Calçadão de Quarteira volta a ser palco de instalações artísticas

Entre 6 de Julho e 24 de Setembro

Sob o nome “A Deriva Litoral”, as instalações artísticas de Ângelo Gonçalves e Nuno Viegas serão inauguradas esta quinta-feira, 6 de Julho, no Calçadão de Quarteira (junto à Geladaria Roma), às 19h00.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Calçadão de Quarteira serve de palco para instalações artísticas.

«Levar projetos do campo das artes visuais para fora de galerias e museus e procurar estabelecer contacto com o público informal, em lugares de grande afluência é também um dos desígnios desta programação, que privilegia os encontro», explica a Câmara de Loulé em nota.

Para esta edição, a autarquia louletana convidou dois artistas que conhecem bem o Algarve a trabalhar sobre o tema “A Deriva Litoral”, um fenómeno que, pela interrupção do seu fluxo natural, é cada vez mais noticiado pelas piores razões, «com resultados que afetam toda a nossa orla costeira».

A deriva litoral refere-se às correntes marítimas costeiras e à ondulação responsáveis também pelo transporte e depósito de sedimentos, que contribuem para a formação e abastecimento de areias das praias.

Segundo o responsável pela instalação, Miguel Cheta, «os artistas não têm o poder de solucionar estes fenómenos, mas podem e devem questioná-los através das suas propostas, enquanto nos inquietam».

As obras podem ser vistas até ao dia 30 de Setembro.

 



Comentários

pub