Artistas algarvios expõem em Lisboa

A exposição reunirá obras de Bertílio Martins, Ângelo Gonçalves. Bruno Grilo, Luís Marques e de Manuel Baptista, falecido recentemente

A exposição “Rumo ao Sul”, com obras de Bertílio Martins, Ângelo Gonçalves. Bruno Grilo, Luís Marques e Manuel Baptista, vai estar patente até 15 de Agosto, na Galeria Sá da Costa, em Lisboa. A mostra representa o primeiro ato de um protocolo de colaboração estabelecido entre a Sul Sol e Sal e esta galeria da capital.

Esta parceria permitirá a circulação entre o Algarve e Lisboa de artistas representados pelas duas estruturas.

Com esta iniciativa, a Sul Sol e Sal diz que «pretende dar um contributo para o alargamento do circuito expositivo em que os artistas da região se apresentam colocando o seu trabalho sob o olhar de outros públicos e integrando-os num ambiente cultural mais amplo, diverso e maduro».

A exposição reunirá obras de Bertílio Martins, Ângelo Gonçalves. Bruno Grilo, Luís Marques e de Manuel Baptista, falecido recentemente.

O título da exposição «diz menos das obras que a compõem do que da intenção que a motiva. Antes de mais, pressupõe uma ação, um movimento», explicam os promotores.

«E sobre ele – o título – importa dizer que comporta, paradoxalmente, dois sentidos opostos. Ao público propõe uma geografia em coincidência com o ponto cardeal, uma revisitação visual do Sul e de toda a sua semântica meridional, solar, transparente, marítima. Para os artistas representados o Sul que eles desejam (lugar de oportunidade, de visibilidade, de encontro com os pares) é em sentido contrário. O Sul para os artistas do Algarve ainda é a norte, onde o sistema da arte contemporânea tem espessura e se move como um animal vivo», acrescenta a organização.

 

 



Comentários

pub