Antiga traineira «Portugal Primeiro» já está atracada junto ao cais em Portimão

Embarcação cheia de história esteve a ser recuperada nos estaleiros navais da outra margem do Arade

A antiga traineira «Portugal Primeiro» já está atracada junto ao cais Gil Eanes, em Portimão, no local onde, nos tempos áureos da pesca de cerco, se fazia a descarga da sardinha.

Depois de um profundo processo de restauro coordenado pelo Museu de Portimão, que o Sul Informação contou nesta reportagem em vídeo, a antiga traineira atravessou esta quinta-feira, dia 27 de Julho, o rio Arade, depois do bota-abaixo nos estaleiros, na margem esquerda, onde hoje se situa o porto de pesca, para a margem direita, na zona ribeirinha da cidade.

Uma curta travessia fluvial que, ainda assim, não esteve isenta de percalços: a meio da viagem e com a maré a descer, o «Portugal Primeiro» encalhou num banco de areia. Mas os esforços das restantes embarcações que ajudavam na travessia foram coroados de êxito, e a secular traineira lá seguiu até ao local onde está agora atracada.

Isabel Soares, diretora do Museu de Portimão, disse ao Sul Informação que, «apesar de não estar ainda musealizado, quisemos trazer o Portugal Primeiro para este local para que as pessoas já o possam ver e conhecer». Para já, a embarcação ficará preparada para servir de palco à recriação histórica da descarga da sardinha, que ali terá lugar na manhã de 1 de Agosto.

No futuro, será no Cais Gil Eanes que a antiga traineira ficará acostada e acessível a visitas. Antes, terá de ser musealizada, enquanto cais que é, como sublinhou Isabel Soares, «histórico», vai ser «requalificado».

O objetivo de todo este projeto promovido pelo Museu de Portimão é «reforçar a importância da pesca, nomeadamente a pesca de cerco, da construção naval em madeira e ainda da comercialização do pescado», disse também aquela responsável.

O «Portugal Primeiro» foi mandado construir pelo industrial conserveiro e armador Júdice Fialho, em 1911, num estaleiro em Vigo, na Galiza, tendo começado por ser um galeão a vapor para a pesca da sardinha. Mas, em 1948, trocou o vapor por um motor a diesel e transformou-se em traineira.

Agora, graças a um projeto do Museu de Portimão para restaurar esta embarcação centenária, será um novo Núcleo Museológico, nas margens do Arade.

 

 

Fotos: Sul Informação | Vídeo: Museu de Portimão

 

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