Obras na Escola Manuel do Nascimento em Monchique começam mal haja visto do TC

Investimento total atinge os 13 milhões de euros, mas, para já, apenas foi adjudicada a primeira fase

A primeira fase das obras de requalificação da Escola Básica Manuel do Nascimento, em Monchique, no valor de quase 6 milhões de euros, começam «logo que tenhamos o visto do Tribunal de Contas», disse ao Sul Informação o vice-presidente da Câmara Municipal deste concelho serrano algarvio.

Humberto Sério adiantou que a escola tinha um projeto, feito pelo anterior executivo autárquico, que estimava custos na ordem dos 4 milhões de euros. Só que, entretanto, «foi preciso rever o projeto e os preços da construção subiram muito, sobretudo por causa do aumento do custo dos materiais, causado pela guerra na Ucrânia».

Por isso, o atual executivo monchiquense acabou por «combinar com a CCDR Algarve uma alteração ao projeto», dividindo-o em dois.

As obras que já foram adjudicadas e que aguardam agora o visto do Tribunal de Contas dizem respeito à requalificação dos três pavilhões onde têm lugar as aulas. O valor da adjudicação, segundo o portal BASE, é de 5.996.327 euros.

A negociação com a CCDR Algarve, no âmbito do PDR Algarve2020, segundo o vice-presidente, serviu ainda para aumentar a comparticipação de dois para três milhões de euros.

Mesmo assim, a Câmara de Monchique terá de ir buscar os restantes três milhões, «junto do BEI», o Banco Europeu de Investimento. Este recurso a um empréstimo, «fundamental para que a obra possa avançar, num Município com pouco recursos como o nosso», foi, ontem mesmo, aprovado por unanimidade em reunião de Câmara.

Depois, há a segunda fase de requalificação da Escola Básica Manuel do Nascimento, orçada em 7 milhões de euros e que, segundo Humberto Sério, inclui um novo Pavilhão Gimnodesportivo, um auditório e bancadas.

 

 

A esperança do executivo socialista de Monchique é que se concretize a promessa que terá sido feita por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, aquando da sua visita na abertura da recente iniciativa «Vamos à Vila». E que promessa foi essa? Que o Governo central poderia apoiar a totalidade da requalificação da escola, num montante de 13 milhões de euros, com verbas que poderão vir do Portugal 2030.

«Enquanto não tivermos a certeza de que esse apoio irá mesmo avançar, a única certeza que temos é a do apoio de 3 milhões de euros, no âmbito do Algarve2020. Mas não iremos ainda avançar para o empréstimo junto do BEI, para assegurar os 3 milhões que nos cabem, sem ter a certeza do que poderá vir» através da promessa da ministra Ana Abrunhosa.

Financiamento à parte, como irão decorrer as obras, quando começarem? Será possível manter as aulas na Escola durante os trabalhos?, quis saber o Sul Informação.

«As obras nos pavilhões serão faseadas e, um deles, nesta fase, terá uma intervenção mínima. Por isso, será sempre possível manter pelo menos dois dos pavilhões a funcionar, com aulas a decorrer aí, já falámos com a direção da escola sobre isso».

Ainda assim, para evitar apertos de última hora, «também já lançámos um procedimento para ter contentores de apoio», acrescentou o vice-presidente da autarquia de Monchique.

A Escola Básica Manuel do Nascimento ministra aulas do 5º ao 9ºano de escolaridade.

Segundo Humberto Sério, «nestes últimos anos, o número de alunos aqui no concelho tem-se mantido estável. Até houve um ligeiro crescimento na escola de Marmelete, sobretudo por causa dos estrangeiros jovens que estão a viver nessa zona».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub