Núcleo Museológico do Hospital do Espírito Santo abre dia 24 em Tavira

Novo espaço «tem como objetivo ser uma oferta turístico-cultural para os munícipes e todos aqueles que visitam a cidade de Tavira»

O Núcleo Museológico do Hospital do Espírito Santo, em Tavira, vai ser inaugurado no dia 24 de Junho, às 17h00, na Praça Zacarias Guerreiro, no âmbito dos festejos do Feriado Municipal da cidade.

O Núcleo, promovido pela Santa Casa da Misericórdia, irá abrir com uma exposição permanente denominada «Hospital do Espírito Santo: Tavira Caritativa».

Segundo a Misericórdia, «a história do Hospital do Espírito Santo cruza-se, de forma muito significativa, com a história de Tavira nos últimos seis séculos».

O Hospital desenvolveu, «ao longo dos seus seis séculos de funcionamento, importante e crucial ação caritativa, para além da ação hospitalar tão conhecida», «contribuindo para o bem-estar não só dos tavirenses, mas também dos habitantes de concelhos vizinhos, bem como dos peregrinos que por aqui passavam, mendigos, viajantes que chegavam sobretudo através da via marítima, entre outros».

Foi, em paralelo, «durante os primeiros séculos de funcionamento, um hospital estratégico e de retaguarda aos cruzados que nas batalhas do Norte de Africa combatiam».

 

 

Foi sem dúvida, durante vários séculos, «a grande porta aberta para aqueles que mais padeciam! E essa ação, crucial para Tavira, estendeu-se até ao final do século XX, permanecendo, a sua história contemporânea, na memória coletiva de todos os tavirenses até aos dias de hoje».

Após o encerramento do hospital, a Santa Casa da Misericórdia viu-se «com um espólio de uma riqueza imensurável nas suas mãos, que durante anos guardou como se de uma verdadeira preciosidade se tratasse».

«Mas um espólio desta importância, e a história que nele guarda, não poderia continuar a manter-se guardado sem dar a todos o privilégio de o conhecer/recordar, caindo no esquecimento a memória do Hospital», acrescenta a Misericórdia.

Tendo em conta a importância deste legado, o Núcleo de Património, Culto e Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Tavira levou a cabo um projeto de «pesquisa, restauro, parcerias e vários testemunhos, cuja sinergia resultou num espaço museológico que dignifica a memória deste hospital».

Segundo a Santa Casa, o novo Núcleo «tem como objetivo ser uma oferta turístico-cultural para os munícipes e todos aqueles que visitam a cidade de Tavira».

 



Comentários

pub