Município de Lagos apoia festival cultural ucraniano-português

Entre os dia 29 de Junho e 2 de Julho

A Câmara Municipal de Lagos vai apoiar financeira e logisticamente o FELIZONDA, um festival cultural ucraniano-português, que pretende celebrar a diversidade cultural, a paz, a amizade e a solidariedade entre os povos, que se realiza entre os dia 29 de Junho e 2 de Julho, na Praça do Infante e no Jardim da Constituição. 

Organizado pela ORANTA – Associação de Apoio à Comunidade Ucraniana em Portugal, o FELIZONDA traz a Lagos nomes de destaque da cena artística ucraniana, como a estrela de rock Oleg Skrypka, a NAONI ORCESTRA – Orquestra Académica Nacional de Instrumentos Folclóricos da Ucrânia e a cantora de jazz Laura Marti.

A estes nomes somam-se artistas portugueses e de outras nacionalidades que juntam a sua voz, música e talento ao cartaz desta celebração.

O programa prevê, ainda, a participação de Djs locais e internacionais, a recriação de uma vila típica da Ucrânia, comes e bebes, exposições,
área infantil e uma feira de artesanato. O evento é organizado por voluntários e tem entrada gratuita, sendo que as doações revertem para o apoio à Ucrânia.

«O objetivo é ajudar o centro de reabilitação para veteranos da guerra russo-ucraniana, fundado por Natália Tarabalka, mãe do Herói da Ucrânia, o piloto Stepan Tarabalka», explica a autarquia.

Na aprovação do subsídio em reunião do executivo municipal foi destacada a importância do evento como manifestação de apoio e solidariedade para com um povo que é a parte agredida no conflito, assim como o facto de o Festival contribuir para a integração da comunidade ucraniana em Portugal.

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site oficial do Festival.



Comentários

pub