Mar Motto imagina futuro sem o azul dos Oceanos na Fábrica da Cerveja de Faro

Evento da Sciaena juntará artistas de diferentes disciplinas

Um Mar Motto vai inundar a Fábrica da Cerveja, na Vila-Adentro de Faro, com trabalhos artísticos que nos vão confrontar com um futuro sem a cor azul dos Oceanos, entre os dias 24 de Junho e 8 de Julho.

A 8ª edição deste evento de arte dedicado ao Oceano e à importância de o proteger, organizado pela associação Sciaena, com o apoio do Município de Faro, terá a sua inauguração no sábado, dia 24, às 16h00.

A partir daí, o público pode desfrutar, de forma gratuita e de quarta-feira a domingo, da proposta montada pelos curadores da edição de 2023, a dupla de cineastas Dona Edite, composta por André Costa e Mariana Machado, cujo mote é “uma espécie de azul”.

A dupla de realizadores e argumentistas «lançou o convite a um espectro variado de artistas que, pela sua obra ou posicionamento, conseguissem recriar uma espécie de museu do futuro. Um futuro que se desenha sem a cor azul», segundo a Sciaena.

«Uma visão metafórica, porém realista, do perigo de extinção dos tons de azul que habitam a natureza, refletida nas propostas dos artistas que nos trazem plástico fossilizado, corais de cordas de pesca, lixo marinho encaixotado como relíquia, espécies recriadas em metal, instalações fantásticas de seres vivos, esculturas de madeira que poderiam ter sido encontradas no fundo do mar», acrescenta.

Estas obras são criadas por Aheneah, Batida, Blac Dwelle, Cássio de Lucena, Diogo Gazella Carvalho, GAT.UNO, Jared Bartz, João Jesus, Lizzy (R)hope Corals, Mariana Duarte Santos, Nature the Artist, SAMINA, Tomaso Clavarino, Vanessa Barragão.

 

 

«“Uma espécie de azul” vai pintar o festival com um conceito que relembra uma cor e o perigo da sua extinção na natureza. Questionamos a longevidade deste tom predominante no oceano, a sua resistência e fragilidade», enquadra a dupla Dona Edite.

«Foi um desafio que nos deixou super felizes, pela temática e responsabilidade, porque acreditamos que a arte é um dos principais veículos de mudança. E nesta edição tentamos criar ondas através do cruzamento de diferentes vertentes artísticas na missão de metaforicamente reproduzir o museu que não queremos que exista nunca – aquele em que o cinza e as cores artificiais se sobrepõem ao azul», diz.

Nicolas Blanc, da Sciaena, salienta, por seu lado, que «as ameaças que o oceano enfrenta são cada vez mais claras e o Mar Motto quer sensibilizar o público para a urgência em agirmos coletivamente para não só reduzir os impactes negativos que estamos a causar enquanto sociedade, mas até para criar soluções».

«Acreditamos que a arte tem um papel fundamental neste processo e é com imenso orgulho que continuamos a organizar esta plataforma onde artistas que querem fazer parte desta conversa encontram um sítio para transmitir a sua mensagem. Este ano reforçámos a parte mais interativa do evento, através de workshops e conversas sobre vários temas. Visitem-nos no Mar Motto, conheçam o trabalho de artistas incríveis e fiquem a saber mais sobre o oceano e o que podem fazer para o proteger», desafia.

Os workshops mencionados por Nicolas Blanc serão dedicados às temáticas da conservação marinha, artes plásticas e sonoras, artesanato e gastronomia, pensados para todas as idades e liderados por diferentes artistas.

«SAMINA apresentará a técnica de stencil, Batida vai juntar o som à palavra numa sessão de experimentação e conversa, GAMA RAMA trazem o Atelier Balancê para ensinar a técnica de cestaria com cordas recuperadas, Vasco Prudêncio, do restaurante A Venda, estará presente para ensinar a cozinhar sem desperdício, e Mary Berry, que irá juntar crianças até aos 12 anos numa atividade lúdica com o mote “Reciclar para Criar”», descreve a Sciaena.

Além do Município de Faro, o evento volta a contar com vários parceiros, como a Sociedade Recreativa Artística Farense, o Centro de Ciências do Mar, a Universidade do Algarve, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos, o Centro Ciência Viva do Algarve, A Venda, a Seas at Risk, a Ocean Beer e a Ocean Born.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub