Fumo dos incêndios do Canadá vai chegar à Península Ibérica, avisa o IPMA

Gases e partículas já chegaram aos Açores

Os incêndios florestais que há semanas assolam o Canadá, têm emitido para atmosfera quantidades significativas de gases e partículas que são transportados e dispersos pelos ventos.

Os gases e partículas emitidos para a atmosfera pelos incêndios florestais que há semanas assolam o Canadá já chegaram aos Açores esta terça-feira, dia 13, embora sem representar «qualquer ameaça para a saúde humana». Deverão agora chegar ao território da Península Ibérica a partir do próximo dia 18 de Junho, «mas em concentrações menores que nos Açores».

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que aqueles incêndios no Canadá «têm emitido para atmosfera quantidades significativas de gases e partículas que são transportados e dispersos pelos ventos».

«Uma circulação ciclónica, associada a uma depressão centrada a noroeste dos Açores, terá promovido o transporte a larga escala destes poluentes, principalmente monóxido de carbono, ao longo do Atlântico Norte, tendo chegado a região dos Açores na passada terça-feira, 13 de Junho», acrescenta.

Contudo, «as concentrações destes poluentes são inferiores aos limites legais estabelecidos e, por isso, não deverão representar qualquer ameaça para a saúde humana».

Ainda segundo o IPMA, estes poluentes continuarão a ser transportados pela referida circulação, devendo chegar ao território da Península Ibérica a partir do próximo domingo, dia 18 de junho, mas em concentrações menores que nos Açores.

No passado dia 8 de Junho, o Instituto Norueguês de Investigação Ambiental e do Clima (NILU) confirmou a presença de partículas com origem nestes incêndios em amostras de ar recolhidas no anterior dia 7, no Observatório de Birkenes, a Sul da Noruega.

O IPMA anuncia que «continuará a acompanhar esta situação e caso se justifique atualizará a informação».



Comentários

pub