Do “leite” à granola: Esta marca quer «levar a alfarroba do Algarve para o Mundo»

Grand Carob inaugurou na terça-feira, 13 de Junho, a sua primeira unidade industrial, em São Brás de Alportel

A equipa é composta por Nuno, Jefferson, Vanessa e Inês  – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

«Levar a alfarroba do Algarve para o Mundo» é um dos grandes objetivos da Grand Carob, a empresa que inaugurou na terça-feira, 13 de Junho, a sua primeira unidade industrial, em São Brás de Alportel, que já produz uma alternativa ao leite e granolas, tudo à base de alfarroba, claro. 

Tudo começou em 2017, quando o algarvio Nuno Alves, na altura contabilista e a viver no Reino Unido, decidiu que queria enveredar por outra área e aproveitar as potencialidades da região que o viu crescer.

Na alfarroba, encontrou uma enorme potencialidade que, na sua opinião, ainda não estava a ser aproveitada como devia. «A ideia foi pegar num recurso fortemente local, sustentável, com um sabor incrível e criar os melhores produtos possíveis com esse recurso», disse ao Sul Informação.

O percurso na indústria alimentar começou assim a dar os primeiros passos na Universidade do Algarve, onde a marca esteve incubada no CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia.

«Aí foram-nos dadas as condições para começar a desenvolver um protótipo da alternativa ao leite. Na criação dessa alternativa do leite, desenvolvemos um novo processo industrial, no qual criámos o produto que está hoje em comercialização, como também as nossas granolas e a farinha», continuou o jovem empreendedor, que agora, com a unidade industrial instalada no no Parque Industrial dos Almargens, em São Brás de Alportel, já não tem de recorrer ao exterior para produzir.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Atualmente, a empresa emprega quatro pessoas, que todos os dias pensam em novas formas de desenvolver a alfarroba. É que Nuno não quer ficar apenas pelos produtos atuais: «o objetivo é ter uma gama variada, sempre à base da alfarroba».

Depois de alguns anos de estudo e testagens, o primeiro produto saiu para o mercado em 2020, ano em que a Grand Carob ganhou o prémio Intermarché de Produção Nacional e o Programa de Aceleração do Grupo Nabeiro, e esteve à venda no Continente, Celeiro e Auchan. Depois de uma pausa, a marca regressa agora em força ao mercado, de Norte a Sul, no Celeiro, no Auchan e no Pingo Doce. Além disso, Nuno referiu que a Grand Carob já está em alguns hotéis do Algarve, Lisboa e Porto.

Apesar de o mercado nacional ser «uma porta de entrada», Nuno confessou ao Sul Informação que «o objetivo é a exportação, daí o nome e toda a comunicação ser também em inglês».

Questionado sobre se acredita que o produto poderá ter uma boa visibilidade no estrangeiro, o empresário não hesitou: «sem dúvida, porque é uma novidade, porque é um sabor que já foi testado lá fora e sabe-se que há mercado. Não podemos só estar focados num mercado e num gosto ou paladar específico».

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Para José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, projetos como o da Grand Carob têm «uma grande importância para a região».

«Nós precisamos de projetos de inovação e isso passa pelo desenvolvimento de novos produtos, acrescentar valor aos produtos endógenos que temos e melhorar a sua apresentação junto do consumidor – e é isso que esta marca faz, a partir da alfarroba», disse ao Sul Informação, reforçando ainda o facto de a Grand Carob apresentar produtos que estão a ser cada vez mais procurados por um consumidor mais exigente.

«Nós temos uma realidade na nossa região em que temos 76 mil empresas, das quais a esmagadora maioria são microempresas como neste caso,e, para que estas microempresas possam crescer, têm que apostar em produtos novos e valorizar. Nesse sentido, esta marca é um exemplo», rematou, reforçando ainda a importância da empresa estar agora sediada no interior algarvio.

As granolas estão disponíveis em dois sabores (laranja e coco), por 4,49 euros. A bebida de alfarroba custa 2,73 euros.

A unidade industrial da Grand Carob em São Brás de Alportel é cofinanciada pelo Programa Regional do Algarve – CRESC Algarve 2020.

 

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub