Crias de lince nascidas na natureza em Espanha acolhidas no Algarve após atropelamento da mãe

Centro de Reprodução algarvio «é o que dispõe de melhores condições para acolher, recuperar e treinar exemplares de lince-ibérico nestas condições»

Crias de lince-ibérico – Foto de arquivo

Duas crias de lince nascidas em liberdade na região de Castilla-La Mancha, em Espanha, que ficaram órfãs devido ao atropelamento da progenitora, chegaram no dia 1 de Junho ao Complexo de Treino e Recuperação de Lince-ibérico do Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CTRLI/CNRLI), em Silves, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Integrado na rede ibérica do programa de reprodução em cativeiro, o Centro de Reprodução português, gerido pelo ICNF, «é o que dispõe de melhores condições para acolher, recuperar e treinar exemplares de lince-ibérico nestas condições», com um complexo de treino cofinanciado pelo Fundo de Coesão – POSEUR 2020 e pelo Fundo Ambiental, projetado e construído para responder a casos como este.

No CTRLI/CNRLI, «as crias estão a ter cuidados e treino, para as tornar aptas a obter alimento na natureza e permitir a sua futura libertação no território de origem», explica o ICNF.

A mãe destas crias foi encontrada atropelada numa estrada municipal em Montes de Toledo, no dia 17 de Maio. Havendo provas de que tinha dado à luz durante a época de reprodução de 2023, nesse mesmo dia as autoridades regionais espanholas montaram um dispositivo especial para a localização da ninhada.

Foi possível localizar e capturar as duas crias de lince-ibérico, com cerca de 50 dias, nos dias 17 e 18 de Maio.

Após a captura, as crias foram inicialmente transportadas para um centro de recuperação de referência para a espécie, em Ciudad Real, Castilla-La Mancha, onde foi feito o check-up e recolha de amostras para determinar o seu estado de saúde, tendo depois sido articulada a transferência dos animais para Portugal, para o Centro em Silves.

«Este é um exemplo concreto do trabalho em rede, coordenado entre dois países que partilham há duas décadas o objetivo comum de conseguir que uma espécie emblemática como o lince-ibérico alcance um estado de conservação favorável», acrescenta o ICNF.

Esta cooperação tem sido promovida e cofinanciada através do instrumento financeiro da União Europeia – LIFE, no âmbito dos projetos Iberlince e Lynxconnect.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub