Calor vai continuar até quarta-feira

Esta onda de calor deverá ser mais prolongada «a sul do Tejo e Beira Baixa»

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o calor se mantenha até quarta-feira, dia 28 de Junho, com especial foco no Algarve e interior Norte e Centro. 

Segundo o IPMA, estão previstos «valores da temperatura máxima elevados até dia 28 no interior Norte e Centro e na região Sul, com valores acima de 30°C na generalidade do território, estando entre os 35 e 40°C no interior a sul do Tejo e na Beira Baixa, onde poderão ser atingidos 40 a 43°C».

A temperatura mínima também se prevê elevada, com noites tropicais (mínimas acima de 20°C) em vários locais do Centro e Sul, com destaque para o Sotavento algarvio, «onde as mínimas poderão ser próximas de 25°C», diz o IPMA.

De resto, esta onda de calor deverá ser mais prolongada «a sul do Tejo e Beira Baixa», com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a alertar também para o risco de incêndio.

A partir deste domingo, dia 25, «com a intensificação de uma crista anticiclónica associada a um anticiclone localizado na região dos Açores», prevê-se ainda «rotação do vento para o quadrante norte e uma intensificação no litoral oeste e nas terras altas, com a consequente descida dos valores da temperatura máxima no litoral Norte e Centro».

Estes valores deverão situar-se entre os 25 e os 30°C, sendo inferiores em alguns locais na faixa costeira.

A onda de calor tem origem na ação conjunta de uma região anticiclónica entre a Europa Ocidental e o arquipélago da Madeira, e um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica.

 



Comentários

pub