André Jordan, um «homem de exceção» que já dá nome a uma avenida na “sua” Vilamoura

Se o Algarve é «hoje uma referência turística em todo o mundo, muito se deve à visão extraordinária desse homem genial que foi André Jordan»

Um «homem de exceção» e um «empresário com qualidades invulgares». André Jordan, conhecido como “pai do turismo português”, foi homenageado esta sexta-feira, 9 de Julho, com a atribuição do seu nome a uma avenida em Vilamoura. 

Nascido em Lviv, Polónia (hoje cidade da Ucrânia), André Jordan, hoje com 89 anos, foi responsável pelo crescimento turístico tanto da Quinta do Lago como de Vilamoura, levando a cabo um dos planos de revitalização desta zona.

A cerimónia de ontem, dia 9, deveria ter contado com a presença do homenageado, mas questões de saúde não o permitiram.

Em sua representação, o filho Constantino Jordan falou da «grande amizade» que o pai sempre teve «com Vilamoura e com todo o concelho de Loulé».

«Ele sempre trabalhou com todo o seu coração e não parava enquanto não fazia o melhor que podia. Estamos todos aqui como testemunho desse trabalho, dessa paixão», acrescentou.

A até agora “Avenida Praia da Falésia,” junto ao Lake Resort, passará a designar-se “Avenida Comendador André Jordan”, numa homenagem justa, nas palavras de Vítor Aleixo.

«Foi um homem de exceção, um empresário com qualidades invulgares que soube sempre levar para a sua atividade o bom gosto, a arte, o equilíbrio, a elegância e sobretudo o respeito e a sensibilidade na relação entre a economia e o ambiente», disse.

O autarca realçou precisamente a preocupação que André Jordan sempre teve com as questões ambientais. «Tinha a característica de pensar que a economia não tinha de engolir o ambiente», considerou.

Para o presidente da Câmara de Loulé, se o Algarve é «hoje uma referência turística em todo o mundo, muito se deve à visão extraordinária desse homem genial que foi André Jordan».

«Ele tem, de certeza, muitos seguidores e admiradores no que diz espeito aos empresários porque sem beleza, sem bom senso, sem equilíbrio, sem relação harmoniosa e sustentável a economia está comprometida», concluiu.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Quem é André Jordan?

André Jordan (Andrzej Franciszek Spitzman Jordan) nasceu a 10 de Setembro de 1933, em Lviv, Polónia (hoje cidade da Ucrânia). Deixou o seu país ainda criança, quando a ameaça da Segunda Guerra Mundial e da perseguição Nazi se tornavam reais.

A família, que perdera tudo na Polónia, teve uma breve passagem por Portugal mas foi no Brasil que se estabeleceu. Aí, Jordan começa a sua carreira, primeiro como jornalista e depois no imobiliário, passando mais tarde por outros países, como o Uruguai, a Argentina e os Estados Unidos da América.

Regressa a Portugal em 1970 e fica conhecido pelo seu grande projeto no sul do país, a Quinta do Lago, reconhecida hoje como um dos empreendimentos de golfe e lazer mais famosos do mundo.

Tendo como inspiração os country clubs americanos, a Quinta do Lago foi adaptada às características da paisagem algarvia. O conceito era novo em Portugal, mas Jordan acreditou no seu futuro brilhante.

Com uma carreira de mais de 50 anos, criou ainda o Belas Clube de Campo, uma comunidade residencial com campo de golfe, perto de Lisboa, e levou a cabo um dos planos de revitalização na zona de Vilamoura, assim como a criação do Programa Vilamoura XXI, também no Algarve.

É Doutor Honoris Causa pelo ISCTE e pela Universidade do Algarve. Foi Cônsul Honorário do Brasil no Algarve durante 17 anos.

É Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e foi condecorado pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Comercial. O Governo brasileiro designou-o Grande Oficial da Ordem do Rio Branco. É cidadão honorário das cidades do Rio de Janeiro e Nova Iorque. e recebeu a Medalha de Ouro de Loulé (1998) e Sintra, bem como do Turismo do Algarve. Foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico, pela Rainha Isabel II. Recebeu do Prémio Nacional de Turismo – categoria Carreira.

Em 2014, foi considerado uma das 12 personalidades mais influentes no turismo a nível mundial.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub