Grande Mostra de Vinhos de Portugal abre hoje portas em Albufeira

Evento é organizado pela Confraria do Bacchus de Albufeira em parceria com o Município

Os melhores vinhos nacionais estão em destaque no EMA – Espaço Multiusos de Albufeira, na 12.ª edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que decorre a partir de hoje e até ao próximo domingo, 14 de Maio.

O evento é organizado pela Confraria do Bacchus de Albufeira em parceria com o Município.

Segundo a Câmara de Albufeira, «este é um dos mais conceituados eventos do género realizado em Portugal, interrompido durante dois anos por causa da pandemia, e que na sua última edição contou com mais de uma centena de expositores e nove mil participantes. Uma excelente ocasião para degustar e adquirir os melhores vinhos nacionais».

O certame, que conta com a participação de mais de uma centena de produtores oriundos das mais variadas regiões vinícolas nacionais, «é já considerado uma das mais conceituadas e visitadas mostras de vinhos do País, tendo vindo a crescer de ano para ano, quer em número de visitantes quer de expositores», destaca o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

José Carlos Rolo recorda que «o vinho representa uma fatia importante das exportações nacionais, sendo que o Algarve e Albufeira em particular têm assumido um papel de relevo na área, sendo o setor dos vinhos um excelente complemento ao turismo de sol e praia».

Esta sexta-feira, as portas estão abertas entre as 15h00 e as 20h00. Nos restantes dias (13 e 14), a Mostra encerra mais tarde, às 21h30.

Ao longo de três dias, viticultores, enólogos, profissionais do setor e da restauração, assim como apreciadores em geral – sem esquecer os turistas portugueses e estrangeiros que visitam a região têm uma excelente oportunidade para degustar e adquirir só grandes marcas nacionais, como vinhos de pequenas produções que, habitualmente, não se encontram à venda nos canais habituais. «Este é, também, um dos segredos do sucesso da Grande Mostra de Vinhos de Portugal», sublinha a autarquia.

Em paralelo, a mostra divulga, também, outros produtos regionais, como o azeite e iguarias confecionadas por grandes chefs algarvios, em diversos show cookings.

São apresentados pratos que conseguem aliar o bom vinho ao melhor da gastronomia nacional, num tributo à dieta mediterrânica.

O evento conta, ainda, com um Concurso de Vinhos, onde serão distinguidos os melhores néctares presentes no certame e animação com o Grupo Coral do Alentejo Albufeira, durante todo o fim-de-semana, a partir das 17h30.

A entrada no evento é gratuita, no entanto para participar na prova de vinhos é necessário adquirir o copo oficial, que custa 5 euros.

 

 



Comentários

pub