Ginasta portuguesa pode fazer soar o hino nacional na Taça do Mundo em Portimão

«Portimão é cidade de referência na ginástica rítmica nacional e internacional»

As duas ginastas portuguesas individuais: Joana Pinheiro e Rita Araújo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A ginasta portuguesa Rita Araújo, especialista em arco, pode fazer «soar o hino nacional» na Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, que decorre a partir de hoje, 5 de Maio, até domingo, no pavilhão Portimão Arena, nesta cidade, com entrada gratuita.

A jovem ginasta portuguesa ganhou duas medalhas de ouro no recente Torneio Internacional da modalidade, que também decorreu em Portimão, de 30 de Abril a 2 de Maio. Agora, na Taça Mundial, apesar de enfrentar a concorrência de algumas das atletas mais fortes do mundo, há a esperança de que possa voltar a fazer um brilharete.

«Conseguimos ouvir o hino nacional por duas vezes no Torneio Internacional, esperamos que na Taça do Mundo isso também aconteça», disse Catarina Leandro, vice-presidente da Federação de Ginástica de Portugal, na conferência de imprensa de apresentação da prova, que ontem teve lugar.

«Temos a expectativa de ela ir pelo menos às finais, não sei se chegará ao pódio», acrescentou aquela responsável.

De qualquer modo, a verdade é que o nível da ginástica rítmica em Portugal está a aumentar. A modalidade está «em crescendo», segundo o presidente da Federação. «Na semana passada, tivemos dois primeiros lugares, algo que não acontecia há muito». E «voltámos a apostar nos conjuntos, seniores e juniores», acrescentou Luís Arrais.

Para este aumento da qualidade da ginástica rítmica no nosso país, Portimão tem dado um bom contributo, seja pela aposta nas provas internacionais da modalidade, seja no apoio aos clubes locais que fazem a formação das jovens atletas.

 

Conferência de imprensa – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

«Neste momento, Portimão é cidade de referência na ginástica rítmica nacional e internacional», garantiu mesmo o presidente da Federação.

Isilda Gomes, presidente da Câmara portimonense, salientou a aposta que esta autarquia fez no desenvolvimento da modalidade, desde há longos anos. «Hoje há várias associações a praticar a modalidade com um vigor fantástico», garantiu.

De facto, como revelou Teresa Mendes, vereadora do Desporto, há agora três clubes, em Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande e «200 atletas de várias faixas etárias» a praticar ginástica rítmica.

Tudo isso faz com que já haja ginastas portimonenses nas seleções portuguesas, embora ainda nenhuma delas nesta Taça do Mundo

Na prova, estão presentes 132 ginastas, dos cinco continentes, de 13 países e 74 atletas nos conjuntos e 32 países e 54 atletas na competição individual.

Nos conjuntos, marcam presença grandes nomes, entre os quais a Itália (3.ª classificada nos Jogos Olímpicos de 2020, realizados no ano seguinte), o Brasil (1.º classificado nos Pan-americanos 2022), a Espanha (3.ª classificada no Campeonato do Mundo 2022), o Azerbaijão (3.º classificado com o exercício de Fita e Bolas no Campeonato do Mundo 2022) e o Japão (seleção medalhada no Campeonato do Mundo 2019).

A título individual, Catarina Leandro realçou as participações da italiana Alexandra Agiurgiuculese (medalhada nas finais do Campeonato do Mundo em 2018, participante no Jogos Olímpicos 2020 e 6.ª no Campeonato da Europa em 2019), Zohra Aghamirova, ginasta olímpica do Azerbeijão, Darja Varfalomev (da Alemanha, vice-campeã mundial em 2022 e vencedora da edição de 2022 da Taça do Mundo de Portimão), a também alemã Margarita Kolosov (finalista all-around do Campeonato do Mundo e do Campeonato da Europa 2021 e 2022), as mexicanas Karla Diaz e Marina Malpica (participantes assíduas da Taça do Mundo de Portimão), assim como a norte-americana Evita Griskenas (medalhada nos Pan-americanos e participante nos Jogos Olímpicos 2020).

 

 

Além de Rita Araújo e Joana Pinheiro, que concorrem individualmente, a Taça do Mundo de Portimão representa a estreia do conjunto português, composta por Catarina Dias, Clara Paiva, Beatriz Freitas, Clara Melo, Felicia Oprea e Bruna Simões, que iniciou o trabalho em 2022 com o objetivo de preparar o Campeonato da Europa, que se realiza de 17 a 21 de Maio, em Baku, no Azerbeijão.

Para lá do aspeto desportivo e do espetáculo para quem quiser ir assistir (a entrada é gratuita), a presidente da Câmara sublinhou o retorno económico que este tipo de provas internacionais traz para o concelho.

Questionada sobre a dimensão da comitiva, a vice-presidente da Federação de Ginástica respondeu que «cada ginasta estrangeira envolve uma média de cinco acompanhantes, entre técnicos, pessoal médico e familiares, sendo que a comunidade nacional convergirá em massa para Portimão durante este fim de semana, o que é muito significativo se tivermos em conta que no presente há 30 clubes com ginástica rítmica».

«Este é seguramente o melhor evento, escolhido pelas melhores ginastas», sintetizou Catarina Leandro.

Sempre com entrada gratuita, a competição começa às 10h30 desta sexta-feira, dia 5 de Maio, com exercícios de arco e bola.

Às 18h20, terá lugar a cerimónia de abertura, seguindo-se, às 18h50, as competições de cinco arcos, nos conjuntos.

Já no sábado, 6 de Maio, a competição de maças e fita começa às 10h30 e às 18h35 arrancará a competição de três fitas e duas bolas, nos conjuntos.

No último dia, domingo, as finais estão marcadas para as 15h00, com transmissão em direto na RTP2.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub