“Financiamento europeu para as artes e cultura” apresentado aos agentes culturais do Algarve

Sessão irá incidir sobre a Vertente Cultura, que abrange todos os setores da cultura e da criação

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e o Europe Direct Algarve promovem, nos dias 18 e 19 de maio, sessões de capacitação sobre “Financiamento europeu para as artes e cultura”, do programa Europa Criativa, que terão lugar em Castro Marim, Faro e Lagos.

As sessões informativas têm como destinatários os profissionais e entidades ativas no setor cultural e criativo, associações culturais, organismos públicos, como autarquias e juntas de freguesia, empresas da área criativa (arquitetura, design, moda, entre outros) e da edição, assim como universidades e outros estabelecimentos de ensino.

Com a participação de Sara Machado, do Centro de Informação Europa Criativa em Portugal, a sessão irá incidir sobre a Vertente Cultura, que abrange todos os setores da cultura e da criação (com exceção dos setores audiovisual e cinematográfico), para apresentar as diferentes linhas de financiamento, «dado considerar-se fundamental sensibilizar para a importância do financiamento europeu para a cultura e para as artes como via essencial para quem procura internacionalizar trabalho nesta área, ganhar escala e visibilidade», salienta a DRCAlg.

A primeira sessão informativa realiza-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, no dia 18 de maio, das 11h00 às 13h00, e a segunda, no Auditório Municipal de Lagos, no dia 19, das 15h30 às 17h30. A participação é gratuita, sendo necessária inscrição através do link https://forms.gle/Gzgmih7yteVPhSnK7

No dia 19, terá lugar um workshop, das 10h00 às 13h00, na sede da DRCAlg, em Faro, que tem como objetivo trabalhar aspetos práticos na formulação dos projetos europeus.

Desde a procura de parcerias internacionais, aos erros mais comuns nas candidaturas ao Europa Criativa, esta sessão irá munir os participantes de orientações para o preenchimento de formulários, assim como de conhecimentos básicos transversais ao universo dos programas europeus de apoio à cultura e às artes.

A participação é gratuita, limitada a um máximo de 20 participantes, com inscrição prévia através do link https://forms.gle/Gzgmih7yteVPhSnK7

O Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio exclusivo aos setores cultural e criativo. O novo ciclo decorre entre 2021-2027, com um enquadramento financeiro na ordem dos 2.44 mil milhões de Euros, um aumento de cerca de 50% face ao ciclo anterior. Trata-se de um programa de cofinanciamento a fundo perdido, sem quotas por países, no qual impera a competição direta entre projetos.

No âmbito do “Maio, mês da Europa”, Adriana Freire Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve, participa na mesa de debate “Inspire & build: Europe for artists”, no dia 18 de maio, no Museu Municipal em Faro, uma iniciativa da empresa Epopeia Brands, Câmara Municipal de Faro e Europe Direct Algarve, de celebração da Cultura na Europa.

 

 



Comentários

pub