Coreógrafa Alice Duarte e alunos mostram como se dança o território de Monchique

Espetáculo final será apresentado à comunidade a 19 de Maio

Três semanas, três turmas e um milhão de ideias. Este foi o mote com que se iniciou, em Monchique, a 20 de Março, o projeto PARTe – Projeto Arte e Território, integrado na I Bienal Cultura Educação: RETROVISOR – Uma História do Futuro, um programa do Plano Nacional das Artes.

O projeto acontece no concelho de Monchique através de parceria entre o Municipio e o Agrupamento de Escolas do concelho, emvolvendo alunos das turmas dos 4º anos.

Na primeira semana, na Escola Básica do 1º Ciclo de Marmelete, a coreógrafa Alice Duarte desafiou os alunos a criarem um imaginário novo entre a dança e o seu território: a serra de Monchique.

O projeto tem também como objetivo fazer percursos pedestres a lugares particulares da serra. Desta forma, em Marmelete, o local visitado foi a Ermida de Santo António.

A partir da lenda popular que conta o aparecimento desta pequena capela, levantou-se a questão: será esta lenda mesmo verdadeira?

Para encontrar a resposta, os alunos, apetrechados de material de investigação como lupas, caminharam até lá para fazer este levantamento e regressaram para o estúdio de dança (ginásio da escola) com todas as provas que encontraram.

Essas conclusões e inquietações transformaram-se, ao longo da semana, em matéria artística e em movimento, que culminou num espetáculo onde os encarregados de educação, depois de assistirem ao momento dançado, caminharam e acompanharam as crianças que, de lupa na mão, lhes provavam a veracidade dos seus sonhos.

 

 

No dia 27 de Março, iniciou-se um novo ciclo de criação artística, a segunda semana, desta vez com os alunos do 4º ano da Escola Básica nº 1 de Monchique.

A semana começou com um percurso pedestre ao Castelo do Alferce, guiado pelo arqueólogo municipal Fábio Capela, que não deixou escapar nenhum pormenor, desde o mais técnico ao mais curioso, referindo também o abrupto Barranco do Demo e a sua lenda mais famosa.

Chegados à sala de aula, transformada agora num estúdio de dança, registou-se uma lista infindável das memórias que se tinha dessa manhã e partiu-se para a criação.

«Tudo pode gerar movimento e esse movimento associado à criatividade e a um imaginário coletivo convida a dança a entrar nos corpos. E assim foi, dançou-se não só o que existe no território como o que se imagina que existiu, existe ou pode vir a existir», explicam os promotores.

Após o espetáculo, foi partilhada, com as restantes turmas da escola e com os encarregados de educação, a lista de memórias, que foi no fundo a lista de ingredientes que ditou todo o processo criativo da peça de dança.

 

 

Amanhã, segunda-feira, dia 15 de Maio, a coreógrafa Alice Duarte dará início à terceira e última semana de trabalho com a turma do 4º ano da Escola Básica nº 2 de Monchique.

Será feita também uma caminhada e visita guiada ao Castelo do Alferce e será, dessa relação com o património local, sentindo a paisagem e o seu contexto geológico e histórico que nascerá, certamente, um outro espetáculo de dança, com outras ideias que se movimentam noutros corpos.

Este novo espetáculo será apresentado à comunidade no dia 19 de Maio, às 11h30, no Parque Escolar de S. Pedro, em Monchique.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub