Aves, insetos e morcegos têm novos abrigos em Loulé

Projetos do Município em espaços urbanos já estão a dar frutos

Aves, insetos e morcegos têm novos abrigos em Loulé, resultado dos dois projetos do Município em espaços urbanos que começam já a dar frutos: “Alojamento Local para Aves” e “Hotéis para Insetos”.

Em 2020, o Município deu início ao projeto “Alojamento Local para Aves”, numa parceria com a Associação Vita Nativa – organização portuguesa sem fins lucrativos para a conservação do ambiente.

De acordo com autarquia, «este projeto pretende estimular a fixação de aves em meio urbano e periurbano, contribuindo não só para a promoção da biodiversidade em meio rural, como também para uma maior sensibilização da sociedade para a importância ecológica destas espécies no nosso quotidiano, nomeadamente no papel que detêm no controlo de pragas biológicas».

Neste momento, já existem 62 caixas-ninho instaladas no concelho (Loulé, Quarteira e, brevemente, em Almancil), no âmbito do projeto, bem como 2 anos de existência de dados científicos de monitorização, como a localização geográfica das caixas, o nº de visitas ao local, a ocupação, a espécie e se existem indícios de reprodução.

Por outro lado, através das atividades de educação e sensibilização do Centro Ambiental, surgiu o projeto “Guardiões do Jardim das Comunidades”, no qual estiveram envolvidas cinco turmas de 5º ano da Escola Básica 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em 12 sessões alusivas aos temas Água, Flora, Fauna e Criação de Conteúdos, para apoio na sinalética a implementar no Jardim nas Comunidades, em Almancil.

 

 

O tema Fauna foi trabalhado em parceria com a Associação Vita Nativa, com a construção de 20 hotéis para insetos que, por sua vez, foram instalados no Jardim das Comunidades e em alguns recintos escolares do agrupamento.

Neste momento, estão instalados oito hotéis para insetos no recinto escolar da Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, seis hotéis no Jardim das Comunidades em Almancil e os últimos seis foram colocados em escolas do 1º ciclo do mesmo agrupamento.

«Os hotéis para insetos contribuem para conservar a biodiversidade local, oferecendo abrigo a diferentes espécies de insetos, que estão na base da cadeia alimentar de muitos animais, sendo fundamentais na reprodução/produção de várias plantas/alimentos para benefício humano, através da polinização», refere a autarquia, que acredita que a iniciativa é «uma excelente forma de sensibilizar os cidadãos para a importância da conservação destes pequenos animais, bem como na adoção de boas práticas ambientais».

O Município esteve ainda envolvido, em 2020, no Projeto “Cadoiço Vive”, liderado pela Almargem – Associação de Defesa do Património Cultura e Ambiental do Algarve, sendo um dos objetivos principais o reforço da fauna silvestre junto da ribeira do Cadoiço. Nesse âmbito, foram colocadas 30 caixas-ninho para aves, 13 abrigos para morcegos e 4 hotéis para insetos.

«Não há tempo a perder! É fundamental a mudança de comportamento por parte da sociedade, sendo urgente transmitir e difundir informações, conhecimentos e conceitos que permitam criar uma consciência crítica e alertar e sensibilizar um maior número possível de cidadãos, não só para as referidas questões e problemáticas ambientais, mas sobretudo para a sua possível prevenção e mitigação», ressalvam os responsáveis municipais.



Comentários

pub