Jovens podem descobrir o que fazer com o seu futuro no OPTO em Albufeira

IX Fórum de Educação e Formação do Algarve está aberto no Pavilhão Desportivo de Albufeira até sexta-feira, inclusive

 

«Não podemos só pensar que todos os jovens têm de ir para o ensino superior. Há muitas mais possibilidades, nomeadamente os cursos profissionais e é isso que também mostramos aqui no OPTO», disse esta manhã José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, na abertura do IX Fórum de Educação e Formação do Algarve.

A decorrer no Pavilhão Desportivo de Albufeira até sexta-feira, dia 28 de Abril, inclusive, o OPTO acolhe este ano 76 expositores, dos quais 17 são escolas do ensino regular ou profissional e centros de formação, 18 são instituições do ensino superior, 11 são entidades do setor de línguas, mobility e study abroad e 30 são outras entidades, desde o Conservatório de Albufeira, ao Exército, Marinha, GNR, PSP, Tropas Paraquedistas e ainda o Centro de Formação Espaço Bússola da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

O autarca albufeirense salientou, aliás, que, com tantos expositores, «é quase impensável crescer mais, porque o espaço não estica».

O que é preciso, disse, é que tanto as escolas, como as famílias aproveitem para visitar e ficar a conhecer «as muitas opções de escolha» para o futuro dos mais jovens.

Madalena Feu, diretora regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), aproveitou para sublinhar que «o OPTO tem vindo a constituir-se como o único fórum sobre Educação, Formação e Orientação Profissional já não só de nível local, mas de todo o Algarve e mesmo fora da região».

A responsável pelo IEFP frisou a importância de, em muitos dos expositores, os jovens poderem «experimentar». É «importantíssimo para os jovens estes contactos diretos, mas também para os encarregados de educação», acrescentou, sobretudo porque no OPTO se põe «a formação profissional ao mesmo nível da educação regular».

«São tão necessários técnicos intermédios qualificados como licenciados», insistiu Madalena Feu. «Precisamos de valorizar, reconhecer e incentivar a formação profissional. São as competências, o conhecimento, as qualificações que fazem mudar a vida e transformam as sociedades».

Alexandre Lima, delegado regional de Educação, começou por falar de números, recordando que o Algarve tem cerca de 60 mil alunos no ensino obrigatório oficial, um número que até tem crescido, já que há «mais 10 mil alunos nos últimos cinco anos».

Só Albufeira, disse, tem «cerca de 8000 alunos, está em 4º lugar no Algarve».

O Fórum OPTO, salientou Alexandre Lima, desenvolve-se em duas frentes: uma para «os alunos a terminar o 9º ano, para prosseguirem na escolaridade obrigatória mas na sua área vocacional» e outra para os «alunos a terminar o secundário», que irão decidir qual o curso superior ou área vocacional.

Este ano, o OPTO apresenta várias novidades. A principal é o prémio para os estudantes que apresentem os melhores projetos no âmbito da Sustentabilidade, incentivando à divulgação de novos talentos no concelho.

O prémio, a ser atribuído anualmente, nesta que é a IX edição do OPTO, enquadra-se no subtema “Água”. Tem como destinatários os estudantes a frequentar o 9º ou o 12º ano de escolaridade do concelho de Albufeira.

Os projetos, enquadrados no subtema “Água”, são apresentados nas áreas da música, dança/coreografia, pintura/desenho, escultura/cerâmica, literatura, filme/documentário, reportagem fotográfica, matemáticas, TIC (aplicações), desporto, ciências e outras.

Outra novidade é o alargamento do horário no primeiro dia, hoje, 26 de Abril, até às 20h00, bem como a presença do stand “Educação Albufeira”, destinado a divulgar os vários apoios/serviços disponibilizados pelo Município na área da Educação, um espaço para aconselhamento de alunos, pais e encarregados de educação, a realização do XII Concurso Inter Escolas de Cocktails, no dia 26, um Concurso de Moda, no dia 27, um debate sobre Liberdade de Expressão, no dia 27, promovido pela JuvAlbuhera – Associação Juvenil de Albufeira, Agrupamento de Escolas Albufeira Poente e Agrupamento de Escolas de Albufeira.

O programa inclui a realização de workshops, palestras, apresentação de experiências, demonstrações culinárias e um leque variado de propostas de animação no interior e exterior do recinto.

Há também a destacar a realização de diversas palestras sobre programação, alimentação saudável, estudar no estrangeiro, acesso ao ensino superior, proteção civil, suporte básico de vida pediátrico, gravação e edição de vídeo, desenho vetorial e edição vetorial, empreendedorismo, entre outros temas importantes nesta fase da vida dos jovens.

Ao longo dos três dias estão programados vários momentos musicais, percurso de orientação, zumba, dança, flashmobes, teatro, demonstração de TryGolf, capoeira, mimos, poesia, cantares regionais portugueses, danças indianas, entre outras manifestações culturais e artísticas.

No exterior, há ainda a destacar demonstrações de cavalaria e demonstrações cinotécnicas pela GNR e Polícia de Segurança Pública de Faro, a exposição “Salvamento em Grande Ângulo”, pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, e Demonstração de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, pelo Centro Humanitário de Silves-Albufeira da Cruz Vermelha Portuguesa.

Aliás, na inauguração, esta manhã, houve uma demonstração cinotécnica da GNR, com dois cães – um pastor alemão ainda jovem e uma cadela da reça pastor belga Malinois –, destinada a mostrar o treino a que estes animais são sujeitos de modo a desempenhar as suas importantes missões.

O certame pode ser visitado no dia 26, até às 20h00, dia 27, das 9h30 às 17h30, e 28 das 9h30 às 13h00.

O OPTO é uma organização conjunta do Município de Albufeira, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEstE) e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e conta com a colaboração dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub