“Há Festa na Aldeia” de Alte durante uma semana

Evento tem iniciativas para vários gostos e idades

A partir de terça-feira, dia 25 de Abril, e até 1 de maio, “Há Festa na Aldeia” de Alte, no concelho de Loulé.

BTT, trail, caminhadas, uma gala do acordeão, uma noite de fado, animação de rua, uma noite jovem, jogos tradicionais, carrinhos de rolamentos, passeios e concertos são as iniciativas que fazem parte do programa, que pode ser consultado aqui.

«Continuando a tradição da Semana de Artes e Culturas, este ano, e pela primeira vez com a classificação de “Aldeia de Portugal”, Alte estará em festa com um programa vasto de atividades culturais, gastronómicas, (…), de descoberta do território, de contacto com a natureza e com os saberes tradicionais e os produtos mais emblemáticos», resume a associação In Loco, uma das entidades que dinamizam esta festa.

Alte é uma típica aldeia algarvia, localizada no sopé da Serra do Caldeirão. Conhecida pelas suas fontes, mantém um centro histórico bem conservado, onde os edifícios são caiados de branco e as escadarias estreitas pavimentadas com calçada portuguesa. Decorriam os anos 30 quando foi finalista do concurso “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”.

As atividades do Há Festa na Aldeia são dinamizadas pelas organizações locais, pela comunidade, pela Junta de Freguesia de Alte, pela Associação IN LOCO e pela Associação de Turismo de Aldeia, «protagonistas e parceiros fundamentais desta estratégia de salvaguarda e valorização do estilo de vida das “Aldeias de Portugal”, que já mobiliza 4 aldeias no Algarve: Alte, Cachopo, Serra de São Brás e Paderne».

A iniciativa “Aldeias de Portugal” é promovida pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia, composta por várias Associações de Desenvolvimento Local de norte a sul de Portugal, que se juntaram, num esforço de cooperação em torno da ideia de potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais, salvaguardando o estilo de vida das aldeias de Portugal.

 

 



Comentários

pub