De Sagres à Fuzeta, Algarve assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Há atividades de vários tipos e para todos os gostos

Caminhadas e visitas guiadas, uma Oficina de Construção de Maios, a apresentação das obras de reabilitação da Igreja Matriz de Estômbar, seguida de um concerto pela Algarve Camerata, a estreia do documentário Hole in One, um percurso de registo fotográfico, uma demonstração culinária e uma conversa sobre biodiversidade agrícola.

Estas são algumas das atividades que vão ter lugar no Algarve, a propósito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Maio.

Vila do Bispo, Sagres, Olhão, Fuzeta, Estômbar, Lagoa, Alferce (Monchique), Portimão, Silves e Cachopo (Tavira) são as localidades onde terão lugar estas atividades, todas de entrada gratuita.

Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é dedicado ao “Património e Mudança“.

«O património transforma-nos e, simultaneamente, ajuda-nos a adaptarmo-nos a um mundo em constante mutação. Exemplo disso são os monumentos e edifícios históricos que se apresentam como modelos de boas práticas de sustentabilidade e inovação para o desenvolvimento de novas soluções arquitetónicas adaptadas às alterações climáticas, ou até no uso de recursos locais, reduzindo desta forma a pegada de carbono com a exportação de materiais. Entre vários bons exemplos, pretende-se transmitir ao público que o conhecimento e as práticas tradicionais, assim como a versatilidade do património cultural podem fazer parte das soluções face a um mundo em mudança. Assim, no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios o objetivo é sensibilizar o público para a diversidade, a capacidade de resiliência, a inovação e a contemporaneidade do património cultural e, simultaneamente, apelar à sua salvaguarda e divulgação», explica a Direção-Geral do Património Cultural.

A DGPC, enquanto coordenadora nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, disponibilizou uma plataforma onde se encontra já informação de mais de uma centena e meia de atividades que irão decorrer de norte a sul do país e ilhas nos Museus, Monumentos e Palácios da DGPC, em vários espaços da Rede Portuguesa de Museus, autarquias, associações recreativas, coletividades e demais entidades.

As atividades concentram-se maioritariamente entre os dias 18 e 23 de abril. Mais informações e inscrições em patrimoniocultural.gov.pt

No Algarve, também a Direção Regional de Cultura promove atividades nos monumentos sob a sua tutela, como se pode ler aqui.

 

ATIVIDADES NO ALGARVE

Caminhada pelo Património de Vila do Bispo
Vila do Bispo – Sagres
22-04-2023
09h00 – 13h30
Rotas patrimoniais/itinerários culturais

Percurso pedestre interpretativo desenvolvido entre Vila do Bispo e Sagres, passando pelos menires da Pedra Escorregadia, do Monte dos Amantes e do Cerro do Camacho, pelas paisagens rurais do Monte Peniche, pelos arrebatadores cenários naturais e geológicos da praia dos Rebolinhos, terminando no contexto arqueológico da villa lusitano-romana do Martinhal.

O percurso será guiado por Ricardo Soares, arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Gratuito
Inscrição: Inscrição necessária
Contactos para Inscrição: [email protected] | +351 927 193 677
Público alvo: Público em geral
Organização: Município de Vila do Bispo
Contactos para informações: [email protected] | +351 927 193 677

 

Oficina de Construção de Maios
Museu Municipal de Olhão – largo da Restauração
Olhão
22-04-2023
15h00
Ateliers lúdicos/oficinas pedagógicas/Workshops

O Museu Municipal de Olhão leva a efeito, no dia 22 de abril, pelas 15h00, uma Oficina de Construção de Maios para Famílias. A atividade decorre das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano é dedicado ao tema “Património e Mudança”.

Os Maios são bonecos que representam pessoas, em tamanho natural, construídos artesanalmente pelos populares. Trata-se de uma tradição antiga que poderá estar relacionada com a chegada da Primavera.

Muitas vezes, representam ações do quotidiano e possuem pequenos dizeres escritos sobre assuntos da atualidade. Em Olhão, mantém-se o costume da construção e embelezamento destes bonecos, que são expostos no primeiro dia de maio, na EN125, entre Marim e Alfandanga.

O Museu convida, assim, as famílias a fazerem um Maio e a escreverem uma quadra, tal como manda a tradição.

Gratuito
Inscrição: Inscrição necessária
Contactos para Inscrição: 289 700 103 / [email protected]
Público alvo: Famílias
Organização: Museu Municipal de Olhão – Municipio de Olhão
Contactos para informações: [email protected] e 289 700103

 

Jardim da Fuseta
Olhão – Fuseta
Visitas guiadas/percursos orientados
Passeio Interpretativo com atividade de desenho na Fuseta
Dia: 15-04-2023 Hora: 10h30

No dia 15 de abril, sábado, às 10h30, o Museu Municipal de Olhão, vai realizar um Passeio Interpretativo com atividade de desenho na Fuseta em colaboração com o grupo Urban Sketchers Algarve.

A atividade decorre das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios da responsabilidade da DGPC (Direção Geral do Património Cultural) que este ano é dedicado ao tema: Património e Mudança. A atividade está aberta a todos.

De acordo com informação partilhada pelos Urban Sketchers Algarve: “Quem tiver interesse pode só acompanhar ou fotografar mas a ideia é que possam desenhar ou pintar o que estão vendo.

Para isso basta trazer um material para desenhar/pintar que seja portátil/cómodo. Habitualmente um bloco com base para desenhar (por uma questão de portabilidade) e algum material para desenhar (canetas, lápis, marcadores, aguarelas, etc…). Qualquer método e prática é bem-vinda e costumamos ver os desenhos uns dos outros e trocar dicas, sempre num ambiente informal de convívio.”

De acordo com a DGPC o tema deste ano: “Património e Mudança” traduz a oportunidade de reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança.

Gratuito
Inscrição: Inscrição necessária
Contactos para Inscrição: 289 700 103 / [email protected]
Público alvo: Público em geral
Organização: Museu Municipal de Olhão – Municipio de Olhão
Contactos para informações: [email protected] / 289 700103

 

Apresentação das obras de reabilitação da Igreja Matriz de Estômbar | Concerto Algarve Camerata
Igreja Matriz de Estômbar
Lagoa – Estômbar
22-04-2023
17h30

Em 2022, o Município de Lagoa patrocinou as obras da cobertura e fachadas da Igreja de S. Tiago, matriz de Estômbar., que há muito urgiam ter lugar naquele que é um dos imóveis classificados e ex-libris do concelho.

No decorrer da intervenção foram revelados, sob as sucessivas camadas de pintura e caiação, vestígios de pigmentos que cobriam elementos arquitetónicos e escultóricos da fachada principal e da capela exterior, tendo-se optado pela recuperação do esquema cromático identificado.

Este e outros aspetos desta importantíssima ação de beneficiação evada a cabo pelo Município no âmbito das suas competências em matéria de salvaguarda do património cultural, serão dados a conhecer nesta sessão pública que decorrerá no próprio templo e contará com um momento musical abrilhantado pela Algarve Camerata.

A Algarve Camerata é uma orquestra de arcos profissional concebida em 2016 para cimentar e um elevar a fasquia da performance de repertórios de música clássica erudita na região.

Gratuito
Inscrição: Não precisa de Inscrição
Público alvo: Público em geral
Organização: Município de Lagoa (Algarve)
Contactos para informações: 282 380 400

 

Estreia do Documentário «Hole in One. Memórias de Lagoa. Da Pré-História ao Islâmico»
Auditório Carlos do Carmo (Lagoa)
Lagoa
18-04.2023
20h00

Nos inícios de 2022, um projeto de construção de um campo de golfe na Quinta dos Poços (Estômbar), às portas da vila de Ferragudo, levou à descoberta de uma excecional ocupação humana antiga, inserível numa larga diacronia, entre a Pré-História Antiga (Paleolítico Médio) e a Idade Média (Época Islâmica).

Os trabalhos arqueológicos levados a cabo revelaram um singular habitat litoral com estruturas e espólios de cariz habitacional e sepulcral implantados no topo de um cabeço virado a sul e nas imediações de uma linha de água.

Os dados obtidos vieram trazer novas luzes sobre o conhecimento do período paleolítico na região algarvia e um numeroso conjunto de artefactos de datação islâmica, maioritariamente constituído por cerâmica e restos alimentares (osteológicos).

Os resultados obtidos a partir da prospeção e escavação realizadas e do ulterior estudo e análise química das matérias e objetos exumados, foram sendo gradualmente divulgados ao longo do ano em distintas plataformas digitais.

Esses conteúdos surgem agora compilados num filme-documentário que apresenta o arquessítio na sua globalidade e explica a sua importância, quer ao nível da relação espaços-funções, classificações tipológicas da cultura material e espectro cronológico, quer da integração da informação e vestígios recuperados (património móvel) no projeto do novo empreendimento turístico-desportivo.

Gratuito
Inscrição: Não precisa de Inscrição
Público alvo: Público em geral
Organização: Município de Lagoa (Algarve)
Contactos para informações: email: [email protected] | tlf.: 282 380 400

 

Viver o Cerro do Castelo de Alferce
Cerro do Castelo de Alferce (parque de estacionamento)
Faro – Monchique – Alferce
23-04-2023
8h45

Percurso pedestre circular com início e fim no sopé do Cerro do Castelo de Alferce. Com uma extensão aproximada de 9 quilómetros, o itinerário desenvolve-se em torno desta inexpugnável elevação, localizada na área de transição geológica entre os sienitos nefelínicos e os turbiditos (xistos e grauvaques), cujo topo encerra vestígios arqueológicos de distintos momentos civilizacionais.

O percurso proporciona a observação do notável Cerro do Castelo de Alferce a partir de diferentes perspetivas. Ao longo do percurso os caminhantes desfrutarão de uma magnífica paisagem bucólica.

A beleza da paisagem em relevo proporciona extraordinárias vistas panorâmicas que se estendem até ao litoral algarvio e às planícies alentejanas.

Gratuito
Inscrição: Inscrição necessária
Contactos para Inscrição: [email protected]
Público alvo: Público em geral
Organização: Município de Monchique
Contactos para informações: [email protected]

 

Abertura da Capela da SCMA
Albufeira
18-04-2022
9h00
Visitas guiadas/percursos orientados

No dia 18 de abril, a Capela da Misericórdia de Albufeira e a Antiga Albergaria vão abrir as portas para que todos tenham a oportunidade de usufruir dos tesouros aí existentes.

Poderão ser feitas visitas guiadas entre as 9h00 – 12h30 e as 14h30-17h00, que estão integradas na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A iniciativa visa sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

Gratuito
Inscrição: Não precisa de Inscrição
Público alvo: Público em geral
Organização: Grethel Ceballos
Contactos para informações: 961076181

 

Registo fotográfico: Grés de Silves, Património, Inovação e Sustentabilidade
Silves – Portimão
21-04-2023
18h00

A constituição geológica de um local determina, na maioria das vezes, os seus processos construtivos e marca a imagem da sua Arquitetura.

Na região central do Algarve – vulgarmente designada por Algarve Calcário – podemos encontrar, numa pequena faixa, o Grés de Silves que, pelas suas características, confere a esta região particularidades construtivas, arquitetónicas e cromáticas.

A relevância deste material foi identificada no Inquérito à Arquitetura Popular em Portugal, realizado entre 1955 e 1960, pelo Sindicato dos Arquitetos Portugueses, que descreve: «(…)na região que vai de Silves às proximidades de São Bartolomeu de Messines, em terrenos Triássicos, aparece-nos o “Grés de Silves”, rocha formada de grânulos de quartzo aglutinados por um cimento ferruginoso que lhe empresta uma cor avermelhada escura; é uma rocha que pode ser trabalhada com relativa facilidade e aplicam-na em alvenarias irregulares, em muros de vedações, em soleiras, etc».

Em Silves, na construção da Sé e do Castelo, foi utilizada esta rocha marcando, fortemente, a imagem desta cidade.

Este material tem-se destacado, quer pelo facto de constituir uma importante herança cultural, quer pelo facto das suas características permitirem uma reinvenção e reintrodução no mercado da construção, indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU e dos desafios da Economia Circular.

Convida-se à recolha fotográfica de exemplos da utilização do Grés na Arquitetura, da faixa entre Silves e São Bartolomeu de Messines, nomeadamente: alvenarias, cantarias, caiações e argamassas pigmentadas (barramentos), para futura realização de exposição temática.

As fotografias deverão ser enviadas através de e-mail (identificação do assunto: Grés de Silves), para: [email protected], devidamente identificadas e acompanhadas de uma Declaração de autorização, enviada em documento próprio, devidamente datada e assinada, de acordo com o documento de identificação.

Elementos que devem constar da DECLARAÇÃO:
Eu, …………………………………………………………………………., portador(a) do documento de identificação nº…………………………….(Cartão de cidadão / título de residência / passaporte) autorizo o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – ISMAT, a utilizar a(s) fotografia(s) por mim enviadas, para a realização da Exposição REGISTO FOTOGRÁFICO: GRÉS DE SILVES – PATRIMÓNIO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.

Gratuito
Inscrição: Inscrição necessária
Contactos para Inscrição: [email protected]
Público alvo: Público em geral
Organização: Mestrado Integrado em Arquitetura e Mestrado em Reabilitação de Edifícios e Sítios do ISMAT
Contactos para informações: [email protected]

 

Demonstração culinária e conversa “Biodiversidade Agrícola – comidas antigas e inovação”
Cachopo
Tavira
16/04, Domingo
9h00
Ateliers lúdicos/oficinas pedagógicas/Workshops

Demonstração culinária e conversa “Biodiversidade Agrícola – comidas antigas e inovação” por Margarida Vargues, chef de cozinha, e Associação Colher Para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais.

A atividade centrar-se-á no património cerealífero de Cachopo (zona serrana do concelho de Tavira), nos sabores e saberes do cereais e produtos da época – como cozinhar em família e com as crianças e como estes produtos são preparados noutras áreas de cultura mediterrânica.

Em abril, as atividades estão integradas nas comemorações do Dia Nacional dos Moinhos e do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Gratuito
Inscrição: Inscrição necessária
Contactos para Inscrição: [email protected] | 281 320 545
Público alvo: Público em geral
Organização: Museu Municipal de Tavira
Contactos para informações: [email protected] | 281 320 545

 

“A produção cerealífera em Cachopo: biodiversidade e sistemas de moagem”
Cachopo
Tavira
15-04-2023
9h00
Visitas guiadas/percursos orientados

Passeio orientado pela Associação Colher Para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais, Carlos Faísca (historiador) e Custódio Campos (moleiro) **
No início do século XX, com a redescoberta dos fundamentos da transmissão genética (as Leis de Mendel), existiu um esforço acrescido na obtenção de plantas agrícolas com determinadas características.

Os cereais, base da alimentação humana até muito recentemente, tornaram-se mais produtivos, mas, em muitos casos, necessitando de um investimento significativo em diversos fatores de produção.

Neste contexto, a geografia da disseminação das sementes dos cereais melhorados e/ou híbridos foi muito desigual. Existiram regiões que, pela sua estrutura económica, social e agrária, prolongaram, até à segunda metade do século XX, o uso de variedades adaptadas durante milénios pelos agricultores às condições agroecológicas locais.

Cachopo parece ter sido um desses casos, onde vamos encontrar a memória viva do cultivo de centeio e [trigo] barbelo, entre outros cereais.

Gratuito
Inscrição: Inscrição necessária
Contactos para Inscrição: [email protected] | 281 320 545
Público alvo: Público em geral
Organização: Museu Municipal de Tavira
Contactos para informações: [email protected] | 281 320 545

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub