Tavira promove sessão sobre “Dignidade Menstrual”

No dia 24 de Março, às 17h00

O Município de Tavira, em parceria com a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, promove, no dia 24 de Março, às 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão sobre direitos humanos que se debruça sobre a “Dignidade Menstrual – Uma questão de direitos”.

A ação visa abordar questões como a pobreza menstrual que afeta a higiene, saúde e bem-estar das mulheres, a necessidade de eliminar preconceitos e estigmas associados, assim como a criação de uma licença menstrual.

A sessão relembra ainda a necessária interseção e interdependência entre os direitos humanos e a proteção do ambiente, designadamente a capacitação de raparigas e mulheres através do seu acesso a produtos menstruais reutilizáveis.

O programa começa com sessão de boas-vindas por Ana Paula Martins, presidente da Câmara Municipal de Tavira. Às 17h10 há alocução por  Teresa Féria, presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, e às 17h20 a apresentação do projeto “Fora do Lixo”, com Sónia Pires, vereadora da Administração, Ambiente e Assuntos Jurídicos.

Às 17h35, Rute Almeida, da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, apresenta o projeto de Trabalho da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.

Às 17h50, é apresentada a Lei Espanhola sobre licença menstrual. Depois, há espaço para intervenção do público.

 

 



Comentários

pub