Quarteto da OCS apresenta «Paisagens Norte-Americanas» na Mexilhoeira Grande e em São Marcos da Serra

Programa inclui o famoso quarteto “Americano” de Dvorák, no qual o compositor se inspirou nas tradições musicais indígenas dos Estados Unidos, combinando-as com a tradição centro-europeia

Um quarteto da Orquestra Clássica do Sul apresenta-se em concerto nos próximos dias 11 e 12 de Março, nas igrejas da Mexilhoeira Grande (Portimão) e de São Marcos da Serra (Silves), para apresentar um concerto inspirado nas «Paisagens Norte-Americanas».

Assim, no dia 11, às 21h00, e no dia seguinte, às 18h30, o quarteto da OCS interpretará temas de Missy Mazzoli, John Luther Adams e Antonin Dvorák de inspiração paisagística, em tributo às paisagens norte-americanas.

Bojana Pantovik e Alma Ramirez (violinos), Ivetta Natzakya (viola) e Ana Luísa Marques (violoncelo) são os membros deste agrupamento de música de câmara que guiará o público numa viagem a temas como Death Valley Junction, Dream of the Canyon Wren e Quarteto nº12, “Americano”.

A Orquestra salienta que «os Estados Unidos da América exercem, desde o século XIX, um fascínio à escala global. A imensidão das suas pradarias, montanhas e vales inspiraram paisagens no cinema que ainda hoje conhecemos e amamos. Mas também a música aceita o mote, e neste caso é dado o exemplo por dois compositores norte-americanos».

Missy Mazzoli é «um dos nomes em maior ascensão na cena contemporânea norte-americana, dando-se em estreia nacional esta sua obra inspirada no famoso Vale da Morte, no estado da Califórnia, famoso por ser um dos locais mais quentes do mundo», acrescenta a OCS.

Segue-se depois, a música de John Luther Adams, que nos levará a sonhar com as paisagens do Alasca.

Esta inspiração paisagística conclui-se com o famoso quarteto “Americano” de Dvorák, no qual o compositor se inspirou nas tradições musicais indígenas dos Estados Unidos, combinando-as com a tradição centro-europeia.

A entrada em ambos os concertos é livre.

 

PROGRAMA

MISSY MAZZOLI (1980)
Death Valley Junction

JOHN LUTHER ADAMS (1953)
Dream of the Canyon Wren

ANTONIN DVORÁK (1841 – 1904)
Quarteto nº12, “Americano”

 

Agrupamento de Música de Câmara

Bojana Pantovik e Alma Ramirez, violinos
Ivetta Natzakya, viola
Ana Luísa Marques, violoncelo

 

 



Comentários

pub