A Associação de Pescadores de Armação de Pêra já tem um novo trator para alar os barcos, dotado de vários acessórios e equipamento a acoplar, entregue pela Câmara Municipal de Silves.
O investimento municipal na ordem dos 108 mil euros foi objeto de financiamento comunitário através do Programa Operacional 2020, que comparticipou com 88 mil euros.
O novo equipamento fica agora guardado na casa de abrigo em madeira, cuja construção, também promovida pela autarquia de Silves, custou 24 mil euros e andou envolvida em controvérsia.
É que uma empresa com ligação ao grupo “Vila Vita Parc”, embargou em Maio de 2022, a obra que estava a ser realizada pelo Município de Silves, no corredor de pesca da Praia dos Pescadores, para instalação do abrigo para o trator. Depois de alguma litigação nos tribunais, no passado mês de Janeiro, o Tribunal da Relação de Évora confirmou que a Praia dos Pescadores de Armação de Pêra pertence ao domínio público, não sendo privada, como alegava a empresa.
«Faz parte da estratégia do Município de Silves o apoio constante à comunidade piscatória de Armação de Pêra através da sua Associação, visando a defesa e valorização da pesca artesanal, dos seus pescadores e da economia local», sublinha a Câmara de Silves.

Comentários