Campeonato Nacional das Profissões começa amanhã

Campeonato decorre em Portimão, mas cerimónias de abertura e encerramento são em Lagoa

O Campeonato Nacional das Profissões, cujas provas decorrem em Portimão, entre os dias 8 e 10 de Março, começa amanhã, 7 de Março, com a cerimónia de abertura marcada para as 17h00 no Recinto de Feiras e Exposições de
Lagoa.

Apesar de a competição decorrer em Portimão, o Município de Lagoa é um dos parceiros oficiais do IEFP / WorldSkills Portugal na organização do Campeonato, e, por isso, receberá também a cerimónia de encerramento, no dia 12, às 10h00, no mesmo local.

Os vencedores da 45.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, que irão representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro em Gdánsk, na Polónia, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em Setembro de 2024, serão assim anunciados em Lagoa.

O Campeonato Nacional das profissões acontece de dois em dois anos. Nesta edição, irá juntar 357 jovens, que vão competir entre si, em mais de 50 profissões, num conjunto de provas que simulam situações reais de trabalho.

Entre os participantes estarão 13 jovens oriundos dos centros de formação da região – Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã – Centro DUAL Portimão, CEFP Faro, CEFP Barlavento, Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres, Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António – nas profissões de cozinha, receção hoteleira, contabilidade e gestão, animação/vídeo, jardinagem paisagística, entre outras.

Numa espécie de Jogos Olímpicos das profissões, os participantes são atletas de alta competição nas áreas profissionais que representam. A competição é dirigida a formandos entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou frequentam um percurso de qualificação na área da educação e formação profissional.

Para chegarem aqui, os concorrentes passaram por fases de pré-seleção e provas regionais e vão agora disputar, entre si, o título de campeão nacional em cada profissão.

 



Comentários

pub