Socialistas pedem que Governo crie Comité de Cogestão da pescaria do polvo do Algarve

Deputados consideram que «é fundamental o financiamento destas atividades com relevância socioeconómica a nível regional»

Foto: Rúben Bento | Sul Informação (arquivo)

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS eleitos pelo círculo do Algarve entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução em que recomendam ao Governo que promova a criação do Comité de Cogestão da pescaria do polvo do Algarve, mas não foram os únicos. 

Também os deputados eleitos pelo círculo de Leiria pedem ao Governo que financie o Comité de Cogestão para a apanha de percebe na Reserva Natural das Berlengas.

Os parlamentares pedem ao executivo que dote estes comités dos recursos financeiros adequados ao desempenho das funções de promoção do equilíbrio entre a preservação ambiental e a exploração do recurso, de modo a assegurar a sustentabilidade destas espécies e da respetiva atividade económica.

Consideram os deputados que «é fundamental o financiamento destas atividades com relevância socioeconómica a nível regional, por serem recursos biológicos altamente apreciados e valorizados em termos nacionais e internacionais, sem que se desrespeite a sustentabilidade estas espécies».

No caso da pescaria do polvo no Algarve, os deputados socialistas referem que o projeto PARTICIPESCA, cofinanciado pelo Programa Operacional MAR 2020, pretende implementar um sistema de cogestão da pescaria do Polvo no Algarve, para a sustentabilidade desta espécie e da atividade económica que envolve, contando com a participação de todos os que dela dependem.

 

 

O PARTICIPESCA é liderado pela Associação Natureza Portugal (ANP) e o World Wide Fund for Nature (WWF) em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) e o Environmental Defense Fund (EDF).

A iniciativa envolve 14 associações de pescadores locais, que representam mais de 700 pescadores ao longo de toda a região e outras entidades envolvidas na pescaria.

«Os resultados esperados passam por mais participação das comunidades locais, maior envolvimento e coresponsabilização pela tomada de decisão, mais valor e maior rendimento para os pescadores com menor pressão sobre os recursos», referem os parlamentares.

No âmbito do PARTICIPESCA foram, no final do ano de 2022, produzidos documentos e recomendações, tanto para a criação e implementação do comité de cogestão, como para o plano de gestão da pescaria, cujo conteúdo foi trabalhado e consensualizado no seio do grupo de trabalho alargado criado ao longo do projeto.

Assim, para este comité de cogestão funcionar adequadamente nos termos do Decreto-Lei n.º 73/2020, de 23 de Setembro, os socialistas reforçam que são necessárias verbas para assegurar a dinamização do comité cogestão, a avaliação de sotck, a avaliação esforço pesca, o plano de gestão e a valorização e certificação.

Neste contexto, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista entende ser da maior relevância dirigir ao Governo um conjunto de recomendações com vista à adoção das medidas necessárias à concretização dos objetivos mencionados, apresentando um projeto de resolução.



Comentários

pub