São Brás volta a ter Carnaval Tradicional para todas as idades

Ponto alto é o Desfile de Foliões e de Carros Alegóricos

Imagem de arquivo

O Carnaval em São Brás de Alportel volta a ser tradicional e para todas as idades. Desfiles das crianças e de foliões e carros alegóricos, mas também bailaricos e convívios, são algumas das iniciativas que decorrem a partir de amanhã, dia 17, até terça-feira, dia .

Amanhã, às 10h00, são os mais novos que vão fazer a festa, com o Desfile de Carnaval das Crianças, «preparado por centenas de crianças e educadores das escolas do concelho», que vai percorrer a Avenida da Liberdade, segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

No sábado, dia 18, a partir das 16h00, os mais novos estão convidados a criar as suas máscaras de Carnaval no ateliê criativo “A Crescer e a Aprender”, que decorrerá na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro.

No domingo de Carnaval,  decorre uma marcha-corrida que «convida a conhecer a zona serrana», que parte às 10h00 do Miradouro da Ameixeira.

Ainda da parte da manhã, decorre um Mercadinho de Jardim carnavalesco, com produtores e artesãos, no Jardim Carrera Viegas, que inclui uma oficina de máscaras de carnaval. Ainda durante a manhã de domingo, as crianças estão convidadas a “Carnavalar na Natureza”, com a iniciativa “São Brás para as crianças” que o Ninho de Amor dinamiza no Parque das Amendoeiras a partir das 10h00.

No domingo à tarde, a partir das 15h00, decorre o tradicional Desfile de Foliões e de Carros Alegóricos, que vai transformar a Avenida da Liberdade na “Avenida do Carnaval” durante algumas horas.

Esta é uma iniciativa «onde todos podem participar, com entrada e participação gratuitas».

«Animação popular, com uma pitada de brejeirice e recheio de sátira política e social», mas também «participantes que se apresentam com disfarces, adereços, coreografias» e carros alegóricos são os ingredientes desta festa.

O desfile é promovido pelo município, com o apoio das associações locais e grupos informais.

Com este objetivo, e para estimular a participação da comunidade, a Câmara Municipal atribui um apoio monetário às associações participantes que pretende ajudar a custear as despesas com a concretização dos carros e dos trajes

Quanto aos bailes e concursos de máscaras, decorrem no sábado e na segunda-feira na sede do Futebol Clube da Cabeça do Velho (às 20h00), no Museu do Traje (21h00) e no ZD Disco Club (23h00).

O programa de Carnaval de São Brás de Alportel encerra na Terça-Feira de Carnaval, com o tradicional Chá Dançante especial de Carnaval que a Junta de Freguesia promove no Pavilhão Municipal, a partir das 15h00.

 



Comentários

pub