Bombeiros de Albufeira rumam à Turquia para encontrar pessoas soterradas, mas vivas

André e Cláudio estarão em Adana, cidade no Sul da Turquia que fica perto do epicentro do sismo (7,8 na escala de Ritcher)

Cláudio Marujo e o Axe

André Cabrita e Cláudio Marujo fazem parte do Corpo de Bombeiros Voluntários de Albufeira e partiram esta terça-feira, 7 de Fevereiro, para a Turquia, onde vão ajudar na busca e deteção de pessoas soterradas, mas vivas, após o grande sismo que abalou este país e a vizinha Síria. 

Os dois profissionais vão ser os primeiros portugueses a ir para a Turquia, no âmbito da ajuda humanitária, e saíram na manhã de hoje para Lisboa, onde irão apanhar um voo até Istambul.

De lá, André e Cláudio partirão para Adana, cidade no Sul daquele país onde chegarão só amanhã, dia 8, e que fica perto do epicentro do sismo (7,8 na escala de Ritcher) e suas réplicas.

Na sua companhia, levam o Axe, um cão-pastor belga de dois anos, que ajudará na busca e resgaste de pessoas.

Ao Sul Informação, Abel Zua, comandante dos Bombeiros de Albufeira, explicou que esta corporação algarvia é «um centro de formação internacional do método Arcón», de deteção de pessoas enterradas vivas, com ajuda de cães, e daí a participação nesta missão.

 

Cláudio Marujo e André Cabrita

 

Os dois bombeiros algarvios vão juntar-se a seis outros operacionais espanhóis e três cães, de «um grupo especial de resgate canino de Málaga com quem temos experiência de trabalho», explicou Abel Zua.

O pedido de ajuda veio da parte da Embaixada da Turquia.

«Na sequência do sismo, começámos a monitorizar e este grupo mostrou a sua disponibilidade de ajuda à Embaixada Turca. Eles aceitaram e agora pediram o nosso auxílio», adiantou o comandante dos Bombeiros de Albufeira.

Os dois profissionais ficarão na Turquia até sábado, dia 11 de Fevereiro.

Segundo o balanço mais recente, pelo menos 5.151 pessoas morreram devido aos violentos sismos que se fizeram sentir na Turquia e na Síria, mas a Organização Mundial de Saúde estima que o número de mortes pode ultrapassar os 20 mil.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub