Vaga de frio traz temperaturas mínimas negativas ao Algarve

Massa de ar frio invade a Península Ibérica

Monchique, com temperaturas mínimas negativas, de -1ºC e -2ºC, deverá ser o concelho mais frio do Algarve, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta semana.

No resto da região algarvia, as mínimas andarão entre os 2 e os 6ºC. Quanto às máximas, não ultrapassarão os 14ºC. Em Monchique, ficarão dois graus abaixo desta máxima.

Segundo o IPMA, isto resulta do «um anticiclone localizado no norte da Europa, estendendo-se em crista até ao Atlântico», que transportará «uma massa de ar frio continental para a Península Ibérica». Por isso, a previsão é de «descida acentuada dos valores de temperatura», que deverá manter-se «sem alterações significativas até ao final da semana e com ausência de precipitação».

Na segunda-feira, continua o IPMA, a temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 0 e 5°C, sendo inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores entre 0 e -6°C.

A temperatura máxima também irá descer, prevendo-se na generalidade do território valores entre 10 e 15°C e, no interior Norte e Centro, valores entre 5 e 10°C.

O vento soprará de leste/nordeste, sendo moderado a forte nas terras altas, o que fará aumentar o desconforto térmico nestes locais. Haverá formação de geada, em especial no interior.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub