Mário Centeno, dos golos em Vila Real de Santo António à aula de economia em Faro

«A melhoria dos níveis de escolaridade é a única forma que temos de poder aproveitar todos os incentivos ao crescimento económico que temos disponíveis»

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Quando Mário Centeno chegou, já a aula deveria ter começado. Os alunos, que enchiam a plateia da Escola Secundária João de Deus, em Faro, aceitaram os 15 minutos de tolerância do professor e receberam-no de pé. Centeno logo vestiu a pele de docente para falar de economia, de inflação, de preços. E também daquela altura em que jogava a bola, em Vila Real de Santo António, longe de pensar que, anos depois, seria governador do Banco de Portugal, ex-ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo.

«Isto é mais ou menos como voltar a casa», começou por dizer Mário Centeno, para início de conversa na tarde desta sexta-feira, 20 de Janeiro.

Algarvio, natural de Olhão, mas também como ligações a Vila Real de Santo António e Alcoutim, Centeno cresceu no Sul do país. O seu pai, revelou, foi aluno da Secundária João de Deus, na altura Liceu Nacional de Faro.

A conversa tida com os alunos nesta aula foi tendo estes momentos mais pessoais, mas centrou-se, acima de tudo, nas duas áreas que trouxeram Mário Centeno a Faro: economia e finanças.

O período que estamos a passar, considerou, «é desafiante» e «marcado por um processo inflacionista que já dura há mais tempo do que aquilo que era desejável».

«Isto não acontecia há muitas décadas. O último surto inflacionista foi nos anos 80 do século passado», recordou a uma plateia que o escutou atentamente.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Segundo Mário Centeno, atualmente, os bancos centrais estão «a tomar decisões para que a inflação, daqui a dois anos, seja de 2%»… e até há boas notícias.

Tal como fez em Davos, no Fórum Económico Mundial, Mário Centeno mostrou-se confiante no futuro.

A origem da inflação, defendeu, «está a esbater-se». «Falo dos choques energéticos. O preço da energia está em queda e os preços dos bens alimentares também estão com variações negativas», disse.

«Tudo isto se vai transmitir aos preços que nós vemos nos supermercados. Em conjunto com o esforço que a política monetária está a fazer, esperamos que a taxa de inflação vai reduzir, gradualmente, mas de forma sustentada, ao longo de 2023», perspetivou o ex-ministro das Finanças.

Mário Centeno pediu, ainda assim, «contenção e paciência».

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«A coisa boa é que a nossa economia está em pleno emprego. Temos os fatores produtivos, emprego e capital, em Portugal e um pouco na Europa, totalmente ocupados e a produzir. A taxa de desemprego é muito baixa e podemos esperar que, nos próximos meses e semestres, isso se mantenha. É uma garantia de que o custo que possa ter este combate à inflação é mitigado», disse.

Dos alunos, vieram também algumas perguntas.

Uma delas, de um jovem estudante, foi sobre o impacto que as recentes polémicas no Governo estão a ter na economia. Centeno, como ex-ministro das Finanças de Costa, tinha uma palavra a dizer.

«A estabilidade e a previsibilidade são os dois fatores mais importantes para o sucesso económico e nenhum deles é, na sua essência, antidemocrático. Não tenho problemas com processos políticos que possam questionar-nos a nós próprios sobre se estamos no bom caminho. A única linha que devemos garantir é que respeitamos esses processos. Não estamos nem perto disso e nada disto tem impacto nas nossas decisões económicas e financeiras», defendeu.

Mário Centeno disse mesmo que «devemos acreditar na estabilidade que tão arduamente conquistámos».

É que, recordou, desde o início do século, Portugal viveu «80% dos dias em incumprimento financeiro».

«De 2002 a 2017, nós estivemos essencialmente em incumprimento financeiro, o que significa instabilidade, dúvidas dos outros sobre a nossa capacidade de cumprir… Foi a partir desse ano que se conseguiu ter resultados financeiros melhores do que era previsto», defendeu.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Nesta aula, o governador do Banco de Portugal aproveitou para deixar uma mensagem a todos os alunos.

«A melhoria dos níveis de escolaridade é a única forma que temos de poder aproveitar todos os incentivos ao crescimento económico que temos disponíveis».

Para o final, Mário Centeno deixou a resposta mais pessoal. Quando era jovem, imaginava que seria ministro das Finanças e governador do Banco de Portugal?, perguntou um aluno.

A resposta pôs a sala a rir.

«Quando eu jogava à bola na Praça Marquês de Pombal [em Vila Real de Santo António], se alguma vez pensava estar aqui contigo a falar de economia, a resposta é não. Eu não te vou convidar para jogar à bola, que já não te consigo acompanhar, mas as minhas preocupações – e não vou dizer de que clube sou – eram essas».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub